Geral

VÍDEOS| Moradores contratam perícia particular antes voltar ao prédio onde piscina desabou

"É impossível alguém assinar um laudo falando de 100% de segurança do prédio. Por isso que vamos contratar a perícia especializada", disse o síndico Gilmar

Foto: Reprodução TV Vitória

Parte dos moradores do prédio de luxo Parador, em Itaparica, Vila Velha, após reunião na noite desta terça-feira (27), decidiram que só retornarão aos apartamentos, após laudo de uma perícia particular que será contratada por eles. Outros moradores já decidiram retornar para seus apartamentos na manhã desta quarta-feira (28). 

Leia mais: VÍDEOS | Piscina desaba sobre garagem de prédio na Praia de Itaparica, em Vila Velha

O síndico Gilmar Assumpção disse que a perícia particular irá verificar a segurança do local. Ele explicou que os próprios moradores vão escolher a empresa.

"Vai ser verificado o prédio no todo, porque todas as vistorias realizadas até o momento foram visuais, mas a que vamos contratar fará ensaios que comprovem que não há danos nas estruturas", salientou o síndico.

Veja a entrevista do síndico

Ainda de acordo com Gilmar, os moradores que decidiram aguardar o laudo particular vão receber um valor mensal para permanecerem no local que escolherem. 

Na noite da última quinta-feira (22), a piscina do condomínio desabou em cima da garagem. No momento da queda não havia pessoas na piscina e nem na garagem, sendo assim ninguém ficou ferido. 

Veja o exato momento em que a piscina desaba: 

No sábado (24) e no domingo (25), um caminhão fez a retirada dos entulhos e a Defesa Civil de Vila Velha, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e funcionários da construtora Argo, responsável pelo prédio, fizeram vistorias para saber se a estrutura do prédio estava comprometida.

A Defesa Civil liberou o retorno dos moradores na tarde de sexta-feira (23), e a empresa Argo contratou um perito que também afirmou não ter risco na estrutura. Em relação ao uso das vagas na garagem, em nota, a Argo escreveu que busca um terreno próximo para transformar em estacionamento para os moradores.

Os moradores que ainda não voltaram estão hospedados em hotéis e casas de parentes. A construtora informou também que auxilia todas as famílias e arcam com os custos de hospedagens e transporte.

Para o síndico, o susto inicial passou, mas eles ainda querem mais informações para ficarem tranquilos dentro dos apartamentos. 

"É impossível alguém assinar um laudo falando de 100% de segurança do prédio. Por isso que vamos contratar a perícia especializada", concluiu Gilmar. 

*Com informações do repórter Matheus Brum da TV Vitória / Record TV

Pontos moeda