Geral

Comércio volta a funcionar em horário mais restrito na Grande Vitória na próxima semana

Durante esta semana, em função do Dia das Mães, o governo estadual autorizou, excepcionalmente, que os estabelecimentos comerciais tivessem o horário de funcionamento estendido nas cidades de risco alto para a covid-19

Foto: Polyana Martinelli

A partir da próxima segunda-feira (10), o comércio de rua e shoppings centers nas cidades capixabas classificadas no risco alto para a covid-19, incluindo as da Grande Vitória, voltam a funcionar em um horário mais restrito. 

O comércio de rua, centros comerciais e galerias poderão abrir das 10 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 10 às 14 horas. Já os shopping voltarão a funcionar das 12 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e de 12 às 16 horas aos sábados.

Durante esta semana, em função do Dia das Mães, que será celebrado no próximo domingo (09), o governo estadual autorizou, excepcionalmente, que os estabelecimentos comerciais tivessem o horário de funcionamento estendido nas cidades de risco alto. Tanto o comércio de rua quanto os shoppings puderam funcionar das 10 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 18 horas no sábado. O objetivo foi possibilitar um aquecimento maior do comércio às vésperas de uma data muito importante para o setor, na qual costuma haver um maior volume de vendas.

>> Aulas presenciais na educação infantil e fundamental serão retomadas em todo o ES

De acordo com a atualização mais recente do Mapa de Risco, divulgado nesta sexta-feira (07) pelo governo do Estado, 24 cidades capixabas estarão no risco alto a partir da próxima segunda-feira, incluindo toda a Grande Vitória. A maior parte do Espírito Santo estará no risco moderado, com 42 municípios nessa situação. Outros 12 estarão no risco baixo, o que não acontecia desde o início de março.

Para as cidades de risco moderado, não há restrição de horário para o funcionamento do comércio de rua e shoppings. No entanto, os protocolos de segurança precisam ser adotados pelos estabelecimentos, como a limitação de um cliente por 10m², obrigatoriedade do uso de máscaras para funcionários e clientes, além do distanciamento social em filas.

Já os bares, lanchonetes, restaurantes, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas podem funcionar de segunda a sábado, até as 22 horas, e aos domingos até as 16 horas.

Foto: Divulgação / Governo
Foto: Divulgação / Governo do ES

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:

RISCO BAIXO: Águia Branca, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Muqui, São Roque do Canaã e Vila Pavão.

RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibiraçu, Ibitirama, Itapemirim, Iúna, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Piúma, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

RISCO ALTO: Alegre, Anchieta, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Muniz Freire, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.

Pontos moeda