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"Casos são pontuais", diz empresa que forneceu marmita com larva para a Ufes

Estudantes relataram que encontraram larvas no meio da comida fornecida para o restaurante universitário

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

A empresa que fornece as marmitas do restaurante da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) disse que os relatos de larvas encontradas nas refeições são fatalidades e casos pontuais. O caso ganhou repercussão após estudantes da Ufes relatarem que encontraram os insetos em refeições

O primeiro relato foi notificado nesta quinta-feira (05), no campus de Goiabeiras, em Vitória. A Nutrivip Alimentação disse que foram registrados dois casos entre as 2.213 refeições fornecidas para o restaurante universitário.

Já nesta sexta-feira (06), ainda de acordo com a empresa, foram registrados quatro  casos entre as 1.904 refeições distribuídas. A estudante de Fonoaudiologia Kaillany Oliveira foi uma das pessoas que encontraram a larva na marmita. 

A jovem contou que estava almoçando com a amiga quando abriu a marmita e encontrou a larva.

"Comecei a comer, sempre olhando e abrindo a comida. O cardápio era arroz, feijão, macarrão, quiabo e quibe assado. Quando estava comendo o macarrão, olhei para a marmita e tinha uma larva em cima", disse.

Procurada pela reportagem, a Nutrivip Alimentação explicou que investigou o ocorrido e disse que as lagartas encontradas são provenientes das berinjela, fornecidas nesta quinta-feira, e do quiabo fornecido nesta sexta.

"São lagartas comuns em solanáceas e proliferam mais durante passagens climáticas. As lagartas não são nocivas à saúde, caso seja ingeridas, mas a orientação é o descarte de qualquer alimento com a incidência do inseto", disse.

A prestadora de serviço frisou que, quando soube do ocorrido, iniciou imediatamente um plano de contingência para resolver o problema.

"Nosso primeiro passo foi a revisão do cardápio para os próximos dias, suprimindo hortifrutis que são mais propícios a esse tipo de ocorrência. Além disso, toda nossa equipe foi prontamente advertida e um treinamento de emergência realizado", complementou.

Após a repercussão do caso, um grupo de estudantes criou um perfil nas redes sociais para denunciar as larvas encontradas. Os alunos também organizam uma manifestação para a próxima semana. 

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A empresa disse ainda que está a disposta a receber alunos ou representantes para que conheçam as suas instalações e todo o processo de produção. "Estamos certos que com diálogo podemos estabelecer uma relação de parceria e respeito".

O que diz a Ufes?

A Ufes explicou que, por conta da pandemia, os serviços de alimentação passaram a ser supridos pelo fornecimento de marmitas. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) destacou que está realizando todos os esforços para regularizar o fornecimento de refeições por meio de produção própria nos restaurantes universitários, o que ocorrerá tão logo a contratação das empresas fornecedoras de serviços terceirizados esteja concluída e as equipes aptas a iniciarem os trabalhos.

Após o caso registrado nesta quinta-feira (05), a Diretoria de Gestão de Restaurantes da Ufes informou que a marmita do estudante de direito foi trocada logo que o problema foi identificado.

Ainda segundo a Diretoria, o fornecedor das marmitas foi notificado para que adote as medidas de prevenção necessárias.

Segundo a Diretoria, desde o semestre letivo 2021/2, os restaurantes universitários retomaram seu funcionamento fornecendo marmitas que podem ser consumidas nas instalações dos restaurantes ou retiradas para “viagem”. Essa foi uma medida temporária e o contrato com a empresa fornecedora já está em fase de finalização.

O órgão destacou que está realizando todos os esforços para regularizar o fornecimento de refeições por meio de produção própria nos RUs.

"Conforme comunicado divulgado esta semana no portal da Ufes, a previsão é que o início do fornecimento de refeições por meio de produção própria ocorra no dia 23 de maio nos RUs dos campi de Goiabeiras, Maruípe e São Mateus, com atendimento no sistema prato e bandeja (self-service). Os RUs do campus de Alegre e da unidade de Jerônimo Monteiro retomarão suas atividades com o fornecimento de refeições a partir da próxima segunda-feira (09)", disse em nota.

"A Proaeci orienta aos usuários que, caso encontrem qualquer irregularidade nas marmitas, comuniquem à equipe do restaurante, que providenciará a substituição imediata da refeição e adoção de outras medidas cabíveis", complementou.

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