Geral

Novo grupo prioritário para vacina contra covid-19 será divulgado na sexta-feira

O secretário estadual de Saúde disse também que a partir de terça, um grupo formado por 23 adolescentes que sofrem de fibrose cística será vacinado

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: arquivo/ Tânia Rego/ Agência Brasil

A população com menos de 35 anos aguarda ansiosamente para ser imunizada contra  a covid-19. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, esse anúncio deve ser feito na próxima sexta-feira, dia 09. A informação foi divulgada durante uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (05).

"Vamos nesta sexta-feira (09) publicar a resolução da Comissão Bipartite que vai reconhecer e definir a ordem de todos os grupos prioritários a serem vacinados em julho e agosto. O próprio governador Casagrande deve fazer o anúncio, dos já previstos no PNI e dos que o Estado pode inserir com o uso da reserva técnica", afirmou Nésio.

Ainda segundo o secretário, será possível avançar na imunização porque o Estado recebeu o quantitativo de doses esperado para este período. 

"Nós devemos receber novos lotes de vacinas nesta semana, consolidando as expectativas de que o Estado tinha de julho ser um grande mês de avanço na vacinação capixaba", reforçou. 

Leia também: 

>> Município do ES começa a vacinar pessoas com 30 anos terça-feira

>> Viana pode ser a primeira cidade do Brasil a alcançar imunidade coletiva em agosto

Adolescentes com fibrose cística serão vacinados

Além do anúncio de novos públicos a serem imunizados, o secretário afirmou que a partir desta terça-feira (06), um grupo formado por 23 adolescentes que sofrem de fibrose cística será vacinado. 

"Ainda no dia de amanhã deveremos publicar uma decisão que é vacinar 23 adolescentes com a chamada fibrose cística. Serão vacinados nesta semana. É uma doença rara que tem um comprometimento pulmonar muito sério", anunciou Nésio.

Entenda o que é a fibrose cística

A fibrose cística é uma doença genética, crônica, hereditária e sem cura. De acordo com dados da Associação Brasileira de Assistência a Mucoviscidose,  atinge cerca de 70 mil pessoas no mundo.

No início, geralmente em crianças, a doença apresenta alterações do trato digestório e nutricionais, como diarreia, desnutrição, desidratação, pele de sabor muito salgado e baixo ganho de peso. 

Em seguida, a doença começa a manifestar problemas respiratórios. Com o passar dos anos, os quadros respiratórios tornam-se mais evidentes e graves, com tosse persistente, muco espesso, febre, dores abdominais e mudança na cor das expectorações. 

Outros problemas também podem surgir ao longo dos anos, como diarreia, esteatorreia (perda de gordura nas fezes), diabetes, depressão, deterioração do fígado, artrite, vasculite, rinossinusite crônica, pólipos nasosinusais, pancreatite, osteoporose e cálculos biliares e renais.


Pontos moeda