Geral

Covid-19: Navio da Noruega está em quarentena no Porto de Vitória

Embarcação atracou na manhã desta sexta-feira (27) no Cais Comercial de Vitória. Ainda não foi informado o número de pessoas com suspeita de covid nem os casos confirmados

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ Marinha do Brasil

O navio norueguês Skandi Búzios está cumprindo quarentena no Porto de Vitória por suspeita de casos de covid-19 entre pessoas que estavam na embarcação. 

De acordo com a Companhia Docas do Espirito Santo (Codesa), o navio atracou por volta das 8h desta sexta-feira (27), no berço 101 do Cais Comercial de Vitória.

O número de pessoas com suspeita ou com casos confirmados de covid-19 não foi informado. 

A embarcação atende plataformas de petróleo e gás, em rotas de cabotagem, ou seja, entre portos nacionais. O Skandi Búzios atua entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo.

A reportagem procurou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) e, assim que tivemos retorno, a matéria será atualizada.

Navio ficou mais de 15 dias em quarentena no Porto de Vitória 

Há um mês, um outro navio cumpriu quarentena no Porto de Vitória. A embarcação Robert Maersk, da Dinamarca, veio do Porto de Santos, em São Paulo, e atracou no Espírito Santo no dia 26 de julho. 

Na ocasião, dois dos 22 tripulantes apresentam sintomas. Eles foram atendidos por um médico e foram hospitalizados. Os outros passageiros também passaram testes. Ao todo, 11 tripulantes testaram positivo para covid-19. O navio ficou mais de 15 dias atracados no porto com os tripulantes isolados.

A embarcação dinamarquesa, que faz cabotagem na costa brasileira, trouxe 20.900t de combustível. Apesar de ter bandeira estrangeira, o navio é afretado por uma empresa brasileira.

Após todos os tripulantes serem submetidos a novos testes e ter o resultado negativa, o navio foi liberado no dia 12 de agosto.

Pontos moeda