Geral

Com epidemia de gripe, Vitória suspende ponto facultativo de sexta-feira

Todas as unidades de saúde, segundo a prefeitura, estarão funcionando para reforçar o atendimento. No fim de semana, o PA de São Pedro registrou recorde no número de pessoas atendidas

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: arquivo

A prefeitura de Vitória decidiu suspender o ponto facultativo da próxima sexta-feira (31), último dia do ano. Com isso, todas as unidades de saúde e todos os setores administrativos das repartições municipais funcionarão normalmente.

Segundo a gestão municipal, a medida foi adotada para otimizar o fluxo de atendimentos de pessoas com sintomas gripais na rede municipal de saúde e em virtude do aumento da procura nos dois Pronto Atendimentos(PAs) de Vitória.

LEIA TAMBÉM: Epidemia de gripe: Vitória vai ampliar horário de atendimento nas unidades de saúde

Nesta segunda (27), o PA de São Pedro realizou 537 atendimentos entre as 6h30 e as 19h. Já no PA da Praia do Suá foram realizados 410 atendimentos no mesmo período. 

Vitória registrou um recorde no número de atendimentos no PA de São Pedro no fim de semana. Cerca de 730 pessoas foram atendidas no domingo (26). Em abril, mês crítico para o sistema público de saúde por conta da pandemia, foram realizados em média 400 atendimentos por semana.

LEIA TAMBÉM: Recorde: procura por atendimento quase dobrou no PA de São Pedro, em Vitória

Pacientes com sintomas gripais não devem ir aos PAs

A orientação da Secretaria Estadual de Saúde e das secretarias municipais é para que as pessoas que tiverem sintomas gripais como febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça não procurem os PAs. Nestes casos, o paciente deve se dirigir as unidades de saúde mais próximas. 

A recomendação é para que as pessoas só busquem os Pronto Atendimentos em casos mais graves. A prefeitura de Vitória destacou que nos PAs, os pacientes são atendidos de acordo com a gravidade do caso, e não por ordem de chegada, de acordo com o protocolo de Manchester. Com isso, pacientes classificados com sintomas leves podem demorar para ser atendidos. 

LEIA TAMBÉM: ES confirma epidemia de gripe e pede que população evite procurar PAs e UPAs

Pontos moeda