Geral

Epidemia de gripe: Vitória vai ampliar horário de atendimento nas unidades de saúde

Decisão será publicada em Diário Oficial ainda esta semana; horário estendido servirá para desafogar a procura nos pronto atendimentos da Capital por pacientes com sintomas gripais

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Vitória/ Diego Alves
Pronto Atendimento de São Pedro registrou grande procura por pacientes com sintomas gripais

A Prefeitura de Vitória irá ampliar o horário de funcionamento das unidades de saúde nos bairros. A decisão ocorre devido à epidemia de gripe (influenza) que tem acometido a Região Metropolitana e aumentado a procura nos pronto atendimentos da Capital. 

De acordo com o prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), a ideia é desafogar os PAs ao estender o atendimento nas unidades para o período noturno e até mesmo nos finais de semana. Ao longo da semana, a resolução será publicada no Diário Oficial do município informando quais unidades irão ter atendimento alterado.

Atualmente, as unidades de saúde funcionam de segunda a sexta (exceto feriados), das 7h às 17h. Fora desse horário, o serviço é assumido pelos pronto-atendimentos (PAs) de São Pedro e da Praia do Suá, que funcionam diariamente, durante 24 horas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, no último domingo (26), foi registrado um recorde de atendimentos no P.A. de São Pedro. A quantidade de pessoas com sintomas respiratórios apresentou aumento expressivo. Em abril deste ano, o P.A. atendeu em média 400 pessoas por semana. Só na semana passada, foram 730 atendimentos.

Leia também: Gripe no ES: pacientes reclamam de filas e demora no atendimento nos PAs da Grande Vitória

>>>Epidemia de gripe: procura por atendimento quase dobrou no PA de São Pedro, em Vitória

No domingo após o Natal, até às 18h40, 389 pessoas foram atendidas na unidade com queixas de síndrome respiratória. O equivalente a média de uma semana em apenas 12 horas.

A procura pelos PAs por pessoas com sintomas gripais não ficou restrita em Vitória. Houve queixas de demora no atendimento devido ao grande número de pacientes também em Viana, Serra, Vila Velha e Cariacica. 

Secretaria de Saúde recomenda procurar unidade de saúde em primeiro lugar

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que quem apresentar sintomas gripais (febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça) deve procurar uma unidade de saúde. Somente os casos mais graves devem buscar atendimento no pronto atendimento.

No PA, os pacientes são atendidos de acordo com a gravidade do caso, e não por ordem de chegada. Dessa forma, aqueles que buscam atendimento no PA e são classificados como verde (sem urgência) podem aguardar por um tempo maior de atendimento.

Além do atendimento presencial, a pasta também está disponibilizando o teleatendimento, que pode ser agendado pelo telefone 156. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira.





 

Pontos moeda