Geral

Chuva: Viana é a cidade do ES com mais pessoas fora de casa; total no Estado passa de 3 mil

O município da Grande Vitória está entre os mais castigados pela chuva que atinge o Espírito Santo há mais de uma semana

Gabriel Barros

Foto: Iures Wagmaker/Folha Vit´ória

Viana é o município capixaba com o maior número de pessoas fora de casa por conta da chuva. De acordo com o boletim da Defesa Civil Estadual divulgado às 17h desta sexta-feira (02), são 899 desalojados e 162 desabrigados. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Uma morte também foi registrada na cidade. Um idoso não resistiu aos ferimentos após a casa em que ele morava desabar. O município da Grande Vitória é um dos mais castigados pela chuva no Estado. 

O número de pessoas fora de suas casas por conta da chuva que atinge o Espírito Santo há mais de uma semana já passa de três mil. Ao todo, segundo o boletim da Defesa Civil, 2.420 pessoas estão desalojadas e outras 641 desabrigadas no Estado. 

LEIA TAMBÉM: Solidariedade: veja onde, como e o que doar para famílias atingidas pela chuva no ES

De acordo com as informações do boletim, João Neiva foi o município capixaba que registrou o maior volume de chuva nas últimas 24 horas. Ao todo, foram 140,81 milímetros.

Ibiraçu (118,88 mm), Fundão (104 mm), Santa Leopoldina (86,88 mm), Cariacica (83,78 mm), Aracruz (77,02 mm), Conceição da Barra (68,8 mm) e Domingos Martins (65,54 mm) também registraram um grande volume de chuva nas últimas 24 horas.

Chuva intensa causa estragos no ES

Em Fundão, diversos pontos de alagamentos foram registrados nesta sexta-feira (02). De acordo com as informações do boletim da Defesa Civil, carros-pipa e apoio da Cesan foram solicitados para garantir o abastecimento dos moradores. 

LEIA TAMBÉM: Após fortes chuvas, rio em Fundão sobe 8 metros e inunda cidade

Em Marechal Floriano, foram registrados inundação e deslizamentos de terra. Alguns imóveis precisaram ser interditados. Também houve queda de barreira na Estrada Vicinal, na região de Bom Jesus. A pista segue parcialmente liberada.

Queda de barreiras também foram registradas na ES-262, em Santa Leopoldina. A cidade tem ainda diversos pontos de alagamento. 

LEIA TAMBÉM: Novas viagens são canceladas após interdições de rodovias no ES

Deslizamentos de terra ainda foram registrados em uma área residencial de Santa Teresa. De acordo com o boletim da Defesa Civil, não há informações de feridos.

Ação arrecada doações para famílias atingidas pela chuva

Para ajudar as famílias que sofrem com os efeitos da chuva, vários pontos de arrecadação de doações estão sendo disponibilizados pelas prefeituras, paróquias e empresas do Estado. O Folha Vitória listou alguns pontos de arrecadações para ajudar nesta corrente de solidariedade. Confira:

PREFEITURAS

Viana

Em Viana, um dos municípios mais atingidos pela chuva nesta semana, as doações podem ser feitas no almoxarifado do Centro de Referência de Assistência Social do bairro Marcílio de Noronha.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Grávida é resgatada em caixa d'água durante chuva em Viana

Podem ser doados, alimentos, roupa de cama e produtos de higiene e limpeza. O local funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Avenida Vitória, nº 11.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o CRAS pelos telefones (27) 3396-2818 e (27) 99745-1186 ou com a SEMTRADES por meio dos contatos (27) 2124-6779 e (27) 99868-1473.

Cariacica

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cariacica abriu um ponto de arrecadação no Banco de Alimentos Josué de Castro, que funciona na Avenida Glauber Rocha, nº 219, no bairro Morada de Santa Fé.

LEIA TAMBÉM: "Não insista em ficar em áreas de risco", alerta Corpo de Bombeiros

De acordo com a prefeitura, podem ser entregues kit de higiene pessoal (com pasta e escova de dentes e sabonete), fraldas descartáveis, material limpeza, cestas básicas, além de peças de vestuário e roupas de cama.

Linhares

A Prefeitura de Linhares informou que os moradores podem ajudar com a doação de alimentos, roupas, colchões, água potável, objetos de higiene pessoal e limpeza.

LEIA TAMBÉM: Saiba quais sinais indicam que é hora de sair de casa

As doações devem ser entregues diretamente na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na Rua Conceição, no Centro do município. A sede funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato pelo telefone (27) 3372-2099.

IGREJAS

As paróquias das regiões Metropolitana e Serrana do Espírito Santo estão recebendo doações para ajudar as famílias que sofrem com o impacto das chuvas. Podem ser entregues: alimentos não perecíveis, água, roupas, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza.

EMPRESAS

EDP

A distribuidora de energia elétrica informou que vai disponibilizar pontos de arrecadação de donativos nas agências de atendimento dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Venda Nova do Imigrante, Guarapari, Serra, Vila Velha, Vitória, Linhares, Aracruz, São Mateus e Nova Venécia.

LEIA TAMBÉM: Chuva no ES vai piorar e situação é preocupante, diz Casagrande

Nestes locais, podem ser entregues alimentos não perecíveis, materiais de limpeza, roupas e água mineral, que serão destinados para as famílias afetadas. As doações poderão ser realizadas a partir de segunda-feira (05) até a próxima quinta, 08 de dezembro. Veja os locais e horários de atendimento:

Foto: Divulgação/EDP


Pontos moeda