Polícia

Milho e mofo: mais de 2 mil pacotes de café com irregularidades são apreendidos no ES

Os produtos foram recolhidos de prateleiras de oito estabelecimentos de Cariacica, Serra, Viana e Vila Velha

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Polícia Civil
ATUALIZAÇÃO: A reportagem foi atualizada após a divulgação das marcas. 

Quase uma tonelada de café irregular foi apreendida nesta segunda-feira (02) durante uma operação no Espírito Santo. Ao todo, mais de 2 mil pacotes de cafés de três marcas foram recolhidas das prateleiras de oito supermercados de Cariacica, Serra, Viana e Vila Velha.

Segundo o laudo do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES), as três marcas apreendidas apresentavam umidade excessiva, mistura de milho e até mofo. 

Os produtos são das marcas Caparaó Capixaba, Liva e Sol Poente. O nome das empresas foram divulgados durante coletiva de imprensa na tarde desta segunda.

Os pacotes foram apreendidos durante a quarta fase da operação de combate ao comércio de cafés com irregularidades, realizada pela Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon). 

Cafés irregulares já foram apreendidos em outras ocasiões

Na terceira fase da operação, realizada em 10 de março, foram apreendidas mais de 33 mil unidades de café de três outras marcas que apresentavam problemas de qualidade em virtude da mistura de cascas e paus ao café.

Em 18 de janeiro, a equipe apreendeu mais de 12 mil unidades de uma marca que misturava milho ao café durante a segunda fase da operação. Os produtos eram comercializados em Cachoeiro de Itapemirim e que não teve unidades apreendidas na primeira fase da operação. 

Também foram fiscalizados estabelecimento comercial que poderiam estar vendendo algumas das marcas retiradas da Grande Vitoria, sendo encontrados e apreendidos pacotes de duas dessas marcas.

Na primeira fase, realizada em 10 de janeiro, foram apreendidas mais de 28 mil unidades de cafés de três marcas que apresentaram diversas irregularidades, incluindo a mistura de grande quantidade de cascas e paus aos grãos, alto teor de umidade e irregularidades na rotulagem.

O que dizem as marcas?

O Folha Vitória tentou contato com as marcas Caparaó Capixaba e Sol Poente. O texto será atualizado quando recebermos um posicionamento.

A marca de Cafés Liva informou que está ciente da operação e que aguarda o laudo oficial do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES), para apurar e esclarecer todos os fatos. 

Pontos moeda