Polícia

Suspeitos de aplicar golpe da falsa oração em idoso são presos no ES

O crime aconteceu no último dia (9), quando um dos acusados convenceu o idoso de que iria abençoar o dinheiro que ele havia acabado se sacar da aposentadoria

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: divulgação SESP

Dois homens de 53 e 66 anos foram presos na quinta-feira (26), suspeitos de aplicar um golpe em um idoso de 75 anos, morador de São Gabriel da Palha, no Noroeste do Espírito Santo

O caso é investigado pela Delegacia do município, que identificou os suspeitos e representou pelas prisões preventivas, bem como pela apreensão do veículo utilizado pelos investigados. 

Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário e cumpridos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quinta-feira (26). 

O crime ocorreu no dia 09 de maio, no centro da cidade. Na ocasião, um dos criminosos abordou o idoso que tinha acabado de sacar o valor da aposentadoria e, se passando por religioso, convenceu a vítima a acompanhá-lo até o carro, onde um comparsa os aguardava.

A dupla usou de argumentos falsos para convencer o idoso a entrar no carro para rezar. Uma vez dentro do veículo, o aposentado foi convencido a mostrar o dinheiro que tinha acabado de sacar para que pudesse ser abençoado. 

Em meio à conversa, o golpista fingiu colocar o dinheiro dentro de um envelope e o entregou à vítima. No entanto, depois de algum tempo, o idoso percebeu que o envelope, na verdade, estava cheio de jogos de loteria.

“Durante as investigações, notamos que um golpe muito similar foi perpetrado em Santa Maria de Jetibá dias antes do ocorrido em São Gabriel da Palha, inclusive com o mesmo veículo. Identificamos os autores e constatamos que ambos já tinham passagens pela polícia pelo cometimento de crimes parecidos, ou seja, estávamos diante de motivos relevantes para representar pela prisão preventiva e a apreensão do carro”, relatou o titular da Delegacia de Polícia de São Gabriel da Palha, delegado Rafael Caliman.

Na manhã de quinta-feira (26), os suspeitos foram abordados por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal no momento em que passavam de carro pelo posto da PRF de Viana. 

No interior do veículo, os policiais encontraram um crucifixo, a imagem de uma santa e bilhetes de loteria, materiais utilizados pela dupla para aplicar os golpes.

O carro e os objetos foram apreendidos e os suspeitos conduzidos para a Delegacia Regional de Cariacica. Ambos serão encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV), onde permanecerão à disposição da Justiça.

LEIA TAMBÉM: >> Suspeitos de assassinar casal no ES se identificavam como "Diaba" e "Satangozo"


Pontos moeda