Polícia

Quer garantir uma vaga na PMES? Saiba como se preparar para o exame físico eliminatório

Apesar de ainda não haver data definida para a realização, a previsão é que ocorra ainda neste ano, entre os meses de novembro e dezembro

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ PMES

Ainda abertas as inscrições para o concurso da Polícia Militar do Espírito Santo, que se encerram no próximo dia 7 de julho, é importante que os candidatos estejam em dia também em relação à preparação física. É que o “TAF”, ou Teste de Aptidão Física, tem caráter eliminatório e, apesar de ainda não haver data definida para a realização, a previsão é que ocorra ainda neste ano, entre os meses de novembro e dezembro.

O exame físico apresenta pequenas diferenças para os candidatos e candidatas e conta, nos dois casos, com os exercícios: flexão na barra fixa, abdominal remador, agilidade e 2.400 metros de corrida. Confira a tabela:

Foto: Divulgação / PMES

Em entrevista ao Folha Vitória, a major Giselly, da Polícia Militar, explicou o que é preciso para ter um bom desempenho no exame.

“Para se preparar para o TAF, o candidato precisa buscar orientação de profissional habilitado de Educação Física. Além disso, é importante não deixar o treinamento físico para a última hora. Muitos candidatos esperam o resultado do exame intelectual sair para, só então, iniciar o treinamento físico, o que é uma atitude arriscada, pois o tempo pode não ser suficiente para o condicionamento físico necessário para alcançar o índice mínimo para a aprovação nos exercícios”, iniciou.

Outra dica, segundo a militar, é seguir o edital do concurso como norte para o treinamento, prestando atenção na forma correta de execução dos exercícios e tendo ciência de tudo o que é permitido e o que não é permitido durante a realização do teste físico. Atenção: o edital deve ser seguido integralmente.

LEIA TAMBÉM: >> Stalking: quase 200 crimes de perseguição foram registrados no ES em 2021

Para facilitar o processo, a PM tem divulgado nas redes sociais vários vídeos explicando, com demonstração, a forma correta de executar cada exercício. 

A reportagem também conversou com o educador físico Flávio Brandão, que recomendou que pessoas sedentárias se preparem aos poucos para a prova. “Uma pessoa sedentária precisa de uma fase de adaptação, iniciando com treinos bem leves e aumentando de forma gradativa, de acordo com as limitações de cada um. Antes de iniciar os treinos é importante buscar um profissional, para que seja feita uma anamnese para saber se há algum problema de saúde ou recomendação médica que faça com que o treino precise ser adaptado”, explicou.

Além disso, o personal recomendou que o candidato não treine no dia da prova. Quanto ao dia anterior, isso deverá depender do estágio físico da pessoa. De todo modo, é importante que o potencial militar esteja com o corpo descansado para ter um melhor desempenho no TAF.

De acordo com o primeiro edital, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 7 de junho, serão mil vagas para soldado combatente (QPMP-C), 30 para soldado auxiliar de saúde (QPMP-S) e mais 22 vagas para admissão para soldado músico (QPMP-M). Outro edital deve ser aberto ainda neste mês.

Qual deve ser o seu foco na preparação?

Nas palavras da major, um candidato que já treina e conta com bom preparo, não terá dificuldade para realizar o teste físico, já que os exercícios do TAF são considerados de nível médio de dificuldade. Já com relação ao foco entre cada modalidade, isso vai variar entre cada candidato.

“Alguns podem ter mais dificuldade com a corrida, outros com a flexão na barra fixa, por exemplo, então sugiro que a pessoa avalie em qual exercício apresenta mais dificuldade e passe a focar nesse exercício, sem deixar de treinar os outros, é claro”, destacou.

O personal trainer concorda com a militar. Para ele, pessoas bem preparadas não precisam se preocupar. “Quem já tem um certo preparo, já tem condicionamento para esse tipo de prova. Não há necessidade de se desesperar e treinar 2, 3 três por dia. Entre 30 minutos a 1h já é o suficiente para evoluir gradativamente”, disse.

LEIA TAMBÉM: >> Ônibus incendiados na Grande Vitória: prejuízo passa de R$ 10 milhões

E sobre qual exercício deve ser o foco, ele frisa que o maior desafio é relativo, sendo mesmo uma questão bem individual. “Às vezes a pessoa já vem treinando corrida, já tem uma resistência maior nisso. Ou tem mais força e faz barra melhor que corrida. Ou maior coordenação motora e faz prova de agilidade melhor. Geralmente, o que ouço é mais dificuldade na barra, mas isso varia”, pontuou Brandão.

Constância é melhor do que intensidade

“Não adianta dar o sangue em um dia e faltar dois ou três”. Esta é a recomendação do especialista. Para ele, é melhor ter uma boa consistência e ir aumentando a intensidade dos treinos aos poucos. Claro que constância com intensidade trarão, juntas, melhores resultados.

É imprescindível a contratação de um profissional?

Para Flávio, a resposta é não. Não é preciso contratar um personal para passar no TAF. “Porém, se possível, é melhor, porque o candidato terá um treino personalizado, acompanhamento frequente, vai aprender mais rápido e isso tudo faz muita diferença. De todo modo, se a pessoa não tem condições de contratar, consegue sim fazer sozinha”, ponderou.

Pessoas acima do peso conseguem executar os exercícios?

De acordo com a major Giselly, é importante usar os meses que faltam para a prova para monitorar o peso corporal. Isso porque, vale ressaltar, há limite de índice massa corporal (IMC) previsto em edital. “O mínimo é 16 e o máximo é 29,5, sendo tolerado IMC até 30 para atletas com hipertrofia muscular. Também há limite do perímetro abdominal, circunferência medida na altura da cicatriz umbilical. O perímetro abdominal dos homens pode ser até 94 cm, e para as mulheres até 80 cm”, acrescentou.

Sobre o excesso de peso, o educador físico Flávio Brandão explicou que pode ser que uma pessoa nesta condição tenha mais dificuldade com o teste. “Isso não significa que ela não vai conseguir, mas tem uma desvantagem em relação a quem está no peso ideal, porque depende a prova do estado físico. A pessoa com maior peso já tem uma dificuldade maior”, finalizou.

Pontos moeda