Polícia

Jovem é morto por engano após assassinato de estudante em Vila Velha

A polícia acredita que a vítima tenha sido morta por engano. Os criminosos estariam querendo acertar as contas com os suspeitos de matarem o estudante de 14 anos

Os criminosos queriam acertar as contas com os suspeitos de matarem o menino Foto: ​TV Vitória

Após um estudante de 14 anos ser assassinado na saída da escola, outro jovem foi morto no mesmo bairro, em Ulisses Guimarães, Vila Velha, na manhã desta quinta-feira (27). A polícia acredita que Patrick Rocha Alves, de 19 anos, tenha sido morto por engano. Isso porque os criminosos estariam querendo acertar as contas com os suspeitos de matarem o estudante e acabaram atirando em Patrick.

“Era um menino muito bom. Ele sempre trabalhou. Nunca teve motivo para isso. Ele veio de uma família boa. Moro há 26 anos aqui e nunca tivemos esse problema. É difícil acreditar”, contou o tio do jovem.

A vítima ajudava a mãe a cuidar dos irmãos mais novos. O crime comoveu os vizinhos e amigos que viram o rapaz crescer pelas ruas do bairro. Enquanto a polícia recolhia o corpo de Patrick, um membro da igreja que ele frequentava fez uma oração.

O jovem levava o irmão para a escola todas as manhãs e depois seguia para o bairro da Glória, onde trabalhava como vendedor em uma loja de roupas. Hoje ele precisou mudar o trajeto. Depois de deixar o irmão mais novo no colégio, passou na casa da namorada para pegar os documentos que tinha esquecido na noite anterior. A mudança na rotina colocou a vítima na rota da guerra do tráfico.

Segundo testemunhas, a região se tornou palco de tiroteios constantes. Quadrilhas rivais disputam o controle do tráfico de drogas e os tiros acontecem a qualquer hora. A rua onde Patrick morreu é a mesma onde, mais cedo, a polícia prendeu quatro suspeitos de terem matado um adolescente na noite da última quarta-feira (26). A prisão aconteceu por volta das 5 horas. A perícia da Polícia Civil contou sete perfurações no corpo da vítima.

Anderson (camisa vermelha) assumiu o crime, já Gabriel (camisa rosa) negou Foto: ​TV Vitória

Prisão

Um dos suspeitos presos confessou que atirou no adolescente, mas disse que não sabe de nada sobre a morte do Patrick. Eles foram levados para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Vitória, onde prestaram depoimento ao delegado Rodrigo Sandi Mori. 

Gabriel Valando Branco, de 19 anos, nega a participação no crime, mas Anderson de Matos Vieira, de 20 anos, confessou ter atirado contra Thiago Wetler Teixeira, de 14 anos. “Eu fui lá na escola e ele veio para me matar. Ele estava armado e disparou primeiro”, afirmou Anderson.

A polícia não acredita nesta versão. Thiago já tinha passagens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma e, de acordo com as investigações, fazia parte de uma das quadrilhas que disputam o comando do tráfico na região. Anderson e Gabriel, segundo o delegado, são membros da quadrilha rival.

“São duas gangues que atuam na região. O adolescente que foi morto na noite de ontem pertence a gangue do pinicão e os dois jovens que foram presos hoje pertencem a gangue da pracinha. É uma rivalidade entre os dois grupos”, contou o delegado.

A polícia chegou até Anderson e Gabriel a partir de depoimentos de testemunhas que presenciaram o crime. Os dois foram presos ainda de madrugada, cada um na sua casa. Ainda segundo as testemunhas, a vítima já vinha sendo ameaçada pela dupla, inclusive recebendo recados por meio de outras pessoas.

Os dois foram autuados por homicídio duplamente qualificado. Segundo a polícia, os dois dispararam, mas as armas ainda não foram encontradas. A polícia investiga se há relação entre a morte de Thiago e de Patrick.

Pontos moeda