Polícia

Pai de santo também se feriu em ritual que matou idosa em Vila Velha

Além dele, o filho da idosa, que estava presente à ocasião da sessão umbandista, também passa por tratamento hospitalar

Isabella Arruda

Redação Folha Vitória
Foto: arquivo pessoal

Misterioso, o caso da morte de Beatriz Farias, de 65 anos, idosa que teve o corpo queimado durante um ritual religioso em Vila Velha, no último sábado (08), levanta teorias: o ocorrido foi um acidente ou foi um ato intencional? É o que investiga a polícia.

O que se sabe, até o momento, é que o pai de santo, líder do Terreiro de Umbanda, também ficou ferido e segue internado no hospital Doutor Jayme Santos Neves. Além dele, o filho da idosa, que estava presente à ocasião da sessão umbandista, também passa por tratamento hospitalar.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Um sobrinho da idosa, que conversou com a reportagem da TV Vitória/Record TV, Leonardo Faria Galazzi, confirmou que a tia não foi a única ferida. 

“Minha tia tomava remédios para depressão. O único filho dela, junto à esposa dele, decidiu levá-la ao centro de umbanda que frequenta, para buscar cura espiritual”, disse.

Leonardo ainda acrescentou a informação de que tinham pedido para Beatriz comprar um kit de lençol para fazer o trabalho de libertação. 

"Não sei o que aconteceu exatamente lá dentro, mas parece que cobriram tia Beatriz com um lençol e jogaram cachaça, sendo que havia velas em volta. A gente não sabe se foi um acidente, caindo uma vela, mas atingiu por volta de 70% do corpo. A polícia vai investigar e queremos entender”, disse.

Também segundo relato do sobrinho, as pessoas presentes à ocasião da formação do fogo prestaram assistência à tia para levá-la a um posto de saúde da região, para que fossem prestados os primeiros socorros. De lá, ela foi encaminhada ao hospital Dr. Jayme Santos Neves, mas já não havia muito o que ser feito.

“Acho que houve omissão de informação, a gente, os familiares mais próximos, só foi saber praticamente 12h depois do ocorrido e a entrada no prontuário foi como se tivesse explodido uma churrasqueira e isso não aconteceu. Foi a nora da minha tia que relatou assim, talvez para proteger a unidade religiosa. De qualquer forma, procuramos respostas”, afirmou.

Leonardo ainda disse à reportagem que “problemas familiares podem ter ocasionado os problemas emocionais” da tia e que a ida ao terreiro foi na intenção de buscar ajuda. 

Entenda o caso

A morte de Beatriz Farias, de 65 anos, será investigada pela Polícia Civil

A reportagem da TV Vitória/Record TV conversou com familiares da mulher. Eles contaram que Beatriz estava depressiva e, por isso, o filho convidou a mãe para ir no ritual de "libertação".

A mulher foi ao ritual e pediu para ficar acompanhada do filho, da nora e de uma sobrinha. De acordo com os familiares, a sobrinha tentou gravar parte da sessão. Os membros do local, no entanto, pediram para que ela esperasse do lado de fora.

A sobrinha contou aos familiares que de onde ficou conseguiu acompanhar o que estava acontecendo no local. Segundo o relato dela `à família, a tia foi orientada a comprar um lençol branco.

Durante o ritual, segundo a família, o pai de santo esticou o lençol no chão e pediu para que a mulher se deitasse. Ele teria enrolado a idosa em um lençol e jogado cachaça. Em seguida, ele começou a passar uma vela próximo a mulher.

Segundo a família, ocorreu uma explosão. A mulher teve cerca de 70% do corpo queimado. O filho e o pai de santo tentaram ajudá-la e também ficaram feridos.

Eles foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento de Riviera da Barra e, em seguida, por conta da gravidade dos ferimentos, foram transferidos para um hospital na Serra.

Neste domingo (09), a família foi informada que a idosa não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo foi encaminhado para o Departamento Médico Legal, em Vitória.

A Polícia Militar informou que foi acionada para ir ao hospital na Serra. O solicitante disse que a idosa teria participado de um ritual e que, durante a cerimônia, atearam fogo nela. O solicitante disse à polícia que o suspeito de ser o autor do fato era o próprio filho da vítima.

A equipe da TV Vitória/Record TV esteve no bairro onde fica o centro espírita e procurou pessoas próximas ao pai de santo, mas não encontrou ninguém que quisesse falar sobre o ocorrido. 

* Com informações da repórter Marla Bermudes para a TV Vitória | RecordTV

Pontos moeda