Polícia

Santa Leopoldina | Saiba o papel de cada membro da família que atuou em roubo a bancos

Segundo informações repassadas pela polícia, o pai era o responsável pelo transporte dos criminosos e pelo reconhecimento da região

Foto: Gabriel Cavalini | TV Vitória

As investigações sobre o roubo a bancos ocorrido em Santa Leopoldina, região Serrana do Estado, continuam. Além da prisão de mais dois suspeitos na manhã desta segunda (03), a atuação da família detida por envolvimento no roubo também foi apresentada pelos policiais.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Foto: Gabriela Valdetaro | TV Vitória
Coletiva realizada nesta segunda-feira (03)

Durante a tarde, agentes das forças policiais, responsáveis pela operação em Santa Leopoldina, realizaram uma coletiva de imprensa para passar mais detalhes sobre o andamento das investigações.

>> Mais dois envolvidos em ataque a bancos de Santa Leopoldina são presos

Policiais usam ônibus escolar para capturar criminosos

O comandante da 8ª Cia Independente da Polícia Militar, major Cabral, explicou que a prisão ocorrida nesta manhã, foi possível após denúncias de moradores que avistaram dois indivíduos com roupas sujas e rasgadas, e com arranhões pelo corpo.

Segundo relatos desses moradores, os dois homens andavam pelas ruas perguntando qual seria o melhor caminho para seguir em direção ao município de Viana.

"Nós começamos a direcionar nossas buscas para aquela região onde os avistamentos tinham ocorrido, que é a região da escola de Tirol, pertencente à cidade de Santa Leopoldina", disse.

Na região, segundo o comandante, surgiu a preocupação com o fato das viaturas chamarem a atenção e, por ventura, afugentarem os suspeitos. Por isso, a equipe policial pediu ajuda a prefeitura.

"Pedimos apoio da prefeitura, que nos disponibilizou um veículo de transporte escolar. Com esse veículo, conseguimos fazer um trabalho dissimulado na região. Após algumas buscas, nós visualizamos dois indivíduos, naquelas características, saindo da mata", contou.

Após ser visto pelos policiais, um dos indivíduos chegou a fugir, mas logo foi capturado.

Dupla estava na mata desde o início da operação

Ainda segundo o major Cabral, a dupla confessou a participação no crime de Santa Leopoldina e ainda disse estar na mata desde que fugiram após o assalto.

"Eles confirmaram que tinham participado e, que no momento da operação integrada de sábado, eles conseguiram fugir para a região de mata, ficaram juntos até serem presos hoje pela manhã. Eles ainda disseram ser da Bahia", explicou o major.

LEIA MAIS SOBRE O CASO:

>> Família é presa por ajudar criminosos durante roubo

>> Criminosos que aterrorizaram Santa Leopoldina com roubo atuavam na Bahia e em São Paulo

Conheça a atuação de cada membro da família detida em Viana

O titular da Delegacia Especializada de Roubo a Bancos (DRB), delegado Gabriel Monteiro, explicou que cada membro da família detida por participação no crime tinha uma função determinada. 

O PAI

De acordo com o delegado, o pai era o motorista. Ele era o responsável por toda a logística do crime. Além disso, o pai foi quem conheceu os criminosos há mais de um ano e que deu início ao planejamento da ação.

"Ele levou esses criminosos no caminho da mata de difícil acesso, levou mantimentos para o grupo e quando estava tudo pronto, os criminosos ficaram na casa dele", ressaltou Monteiro.

O FILHO

O delegado disse que o filho foi o responsável por levar a serra elétrica com os criminosos e cortar as árvores para obstruir o acesso da polícia à cidade de Santa Leopoldina.

>> Roubo a bancos em Santa Leopoldina: criminosos derrubaram árvore e furaram pneus de viaturas

O CUNHADO E A MÃE

Basicamente com a tarefa de transporte, o cunhado e a mãe da família foram os designados a buscar o pai e o filho no momento em que eles voltaram de Santa Leopoldina para Viana e também foram os responsáveis por incendiar o carro.

>> Polícia encontra carros queimados usados em ataque a bancos em Santa Leopoldina

A casa funcionava como "QG" do grupo criminoso

Segundo o delegado Gabriel Monteiro, as investigações apontam que o grupo já estava na região na terça-feira (27), três dias antes do roubo, e que a casa em que a família foi encontrada e detida funcionava como central de toda a ação.

"Ali funcionava todo o planejamento, eles estavam na região desde terça-feira anterior ao crime e ficavam planejando. Nós temos imagens da rua, da casa comprovando esse fato e temos celulares apreendidos. As investigações vão continuar para que a gente aprofunde nessa modalidade de novo cangaço", explicou.

O delegado afirmou que todos os detidos vão responder pelos crimes de organização criminosa, tentativa de homicídio, cárcere privado, roubo mediante a utilização de artefato explosivo e dano ao patrimônio público.

* Com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/RecordTV

Pontos moeda