Polícia

Onda de arrastões no Transcol assusta passageiros na Grande Vitória

O último caso aconteceu na noite de quarta-feira (21). Um suspeito foi preso, um menor apreendido e um terceiro conseguiu fugir

Foto: TV Vitória

Continua a onda de assaltos em veículos e pontos de ônibus do Sistema Transcol, na Grande Vitória. Somente nesta semana, pelo menos sete casos foram registrados e noticiados pela reportagem da Rede Vitória.

O registro mais recente aconteceu na noite desta quarta-feira (21), quando dois homens e um adolescente fizeram um arrastão em pontos de ônibus na Avenida Princesa Isabel, no Centro de Vitória. Uma das vítimas enfrentou os criminosos e a Guarda Municipal foi acionada. Um suspeito foi preso e o menor apreendido. O terceiro conseguiu fugir.

Um montador de gesso que não quis ser identificado foi uma das vítimas e relatou o crime. “Eu estava mexendo no celular e o cara colocou a arma na minha cabeça e pediu o aparelho”, disse.

Os três suspeitos abordaram pessoas que estavam em uma calçada e também no ponto de ônibus. O alvo dos criminosos eram os celulares. Depois de roubarem os aparelhos, o trio seguiu em direção a outro ponto, caminhando normalmente pela calçada. Nem mesmo o movimento intenso de veículos e pessoas intimidou os criminosos.

O homem que havia sido assaltado antes, seguiu os suspeitos. “Eu desci do carro do amigo, peguei um e recuperei as coisas da vítima. Os outros dois desceram a escada e eu chamei a Guarda”, contou a vítima

“No momento que se deslocaram para a Praça Oito, uma guarnição passou na avenida e foi acionada pelas vítimas. A Guarda seguiu no sentido que eles tinham tomado e conseguiram localizar. Eles foram alcançados quando seguiram em direção ao Palácio Anchieta, num cerco que havíamos feito”, relatou o agente Fonseca, da Guarda Municipal de Vitória.

Os dois suspeitos foram levados para Delegacia Regional de Vitória. Com eles, foram recuperados sete telefones celulares, uma calculadora, um relógio e as duas armas falsas utilizadas no arrastão. O terceiro indivíduo conseguiu fugir.

Desde o início da semana, outros cinco roubos foram cometidos em ônibus do sistema Transcol. A onda de assaltos começou na noite de segunda-feira (19), em um coletivo da linha 516. Segundo testemunhas, três suspeitos embarcaram no Terminal Ibes, em Vila Velha, e, na Rodovia Carlos Lindemberg, anunciaram o assalto.

Os assaltantes roubaram celulares e tentaram fugir, mas acabaram sendo flagrados pela Polícia Militar. Dois menores com idades de 14 e 16 anos foram apreendidos. Eles estavam com armas falsas. O terceiro suspeito, que teria uma arma de verdade e disparou contra a PM, já foi identificado. Ele tem 16 anos e mora em Vila Velha.

Na manhã de terça-feira (20), três novos casos: No centro de Vitória, um ônibus da linha 527 foi o alvo. Os bandidos foram agressivos e contaram com um comparsa de carro para fugir; Em Planalto Serrano, na Serra, um homem com distúrbios mentais roubou R$ 130 do caixa do coletivo que fazia a linha 851. Ele acabou detido pela PM. No mesmo município, outro veículo da linha 516 foi assaltado por dois homens armados. Cerca de 20 passageiros tiveram celulares roubados.

A quinta ocorrência foi na manhã desta quarta-feira (21), em Vilha Velha. Cerca de 80 passageiros estavam a bordo. Próximo a Rodovia Leste Oeste, um carro fechou o coletivo e dois homens armados invadiram o ônibus. Os bandidos roubaram celulares, quebraram uma das câmeras do coletivo e trocaram tiros com policiais, que flagraram o roubo. Um dos assaltantes acabou preso. Duas armas calibre 32 foram apreendidas.

Pontos moeda