Polícia

Adolescente não demonstrou arrependimento após ataques com mortes em escolas, diz polícia

Durante os ataques que ocorreram nesta sexta-feira (25), em Aracruz, duas professoras e uma aluna foram mortas. Outras 13 pessoas ficaram feridas

Gabriel Barros

Foto: Reprodução

O adolescente de 16 anos que invadiu duas escolas em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, foi apreendido horas após o crime. Durante os atentados, o jovem, que é ex-aluno de uma das escolas, matou duas professoras, uma estudante de 12 anos e feriu outras 13 pessoas. Segundo a polícia, ele demonstrou frieza no momento em que foi encontrado. 

LEIA TAMBÉM: Tragédia em Aracruz: atirador é ex-aluno de escola e planejava atentado há dois anos

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira (25), os secretários de Educação, de Segurança Pública, o governador Renato Casagrande e investigadores e delegados da Polícia Civil deram detalhes sobre o caso.

"Estive com ele, foi uma conversa tranquila. Ele falou todos os fatos com riqueza de detalhes, disse que planejou, mas não falou qual foi o motivo. Ele estava em choque, mas tranquilo. Não conseguimos ver arrependimento", disse o superintendente de Polícia Regional Norte, João Francisco Filho.

A polícia ainda não sabe se o caso que ocorreu nesta sexta-feira (25) tem relação com outras ocorrências registradas neste ano. Em agosto, um jovem foi preso após invadir uma escola em Jardim da Penha, em Vitória. Um mês depois, outro caso semelhante foi registrado na Bahia. 

"Ele não citou esses casos. É um fato que vai ser investigado. Ele é menor. O que eu posso dizer é o seguinte: ele planejou há dois anos e escolheu hoje (sexta) para praticar o ato. Pegou o carro do pai, tampou a placa, foi até a escola, praticou o ato e saiu", completou o superintendente.

LEIA TAMBÉM: Adolescente usou armas e carro de pai PM em ataques de escolas de Aracruz 

Foto: Instagram / Montagem Folha Vitória
Duas professoras e uma aluna de 12 anos foram assassinadas durante os atentados 

ENTENDA O ATAQUE EM DUAS ESCOLAS DE ARACRUZ

Na manhã desta sexta-feira (25), as escolas Primo Bitti e o Centro Educacional Praia de Coqueiral foram invadidas. Durante os ataques, duas professoras e uma aluna foram mortas. Outras 13 pessoas ficaram feridas. O adolescente, segundo a polícia, confessou o crime.

LEIA TAMBÉM: Símbolo nazista estava em roupa de atirador que causou mortes em escolas de Aracruz

Para se locomover entre uma escola e outra, o jovem usou o carro do pai, um policial militar. Foi por meio do veículo que os policiais militares, investigadores da Polícia Civil e os agentes da Polícia Rodoviária Federal conseguiram localizar o adolescente.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Com ele, foram encontrados uma pistola .40 e um revólver calibre 38. A pistola era da Polícia Militar e pertencia ao pai do adolescente, que faz parte da corporação. A patente dele, no entanto, não foi informada. Já o revólver era uma arma particular do pai.

Vídeo mostra momento de ação de atirador em escola

As escolas alvos do ataque ficam no bairro de Coqueiral de Aracruz. Câmeras de segurança de uma das unidades registraram o momento em que o atirador entrou e saiu do local.

O adolescente armado estava usando roupas camufladas. A câmera de segurança marcava 9h49 quando ele entrou na escola. Nas imagens é possível ver vários funcionários correndo após perceber a invasão.

No vídeo ainda é possível ver quando o jovem efetua um disparo. Pelo ângulo das imagens, no entanto, não há como saber se alguém foi atingido pelo tiro. O suspeito deixou a escola 9h50, exatamente um minuto e quatro segundo após cruzar o portão na entrada. Veja o vídeo abaixo:


Pontos moeda