MORTE gerson camata

Polícia

Ex-assessor de Camata tem prisão preventiva decretada

Andrade foi preso logo após o assassinato do ex-governador Gerson Camata, ocorrido na tarde de quarta-feira (26), na Praia do Canto, em Vitória

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Marcos Vinícius Moreira Andrade, 66 anos, ex-assessor do ex-governador Gerson Camata teve o pedido de liberdade negado pela juíza Raquel de Almeida Valinho, em audiência de Custódia, realizada na quinta-feira (27). Além disso, ele teve a prisão preventiva decretada. A data em que o crime prescreverá é 25 de dezembro de 2038.

A defesa pediu liberdade provisória por Andrade ser réu primário, possuir residência fixa no bairro onde reside a mais de 40 anos e que possui problemas de saúde que podem ser agravados em uma unidade prisional.

"No caso presente, entendo por indeferir (negar) o pedido de liberdade formulado pela defesa, eis que a periculosidade do autuado evidenciada pelas circunstâncias em que o crime foi cometido basta, por si só, para embasar a custódia cautelar", escreve a juíza na decisão.

Veja também: Confira tudo sobre a morte do ex-governador Gerson Camata

No documento, ela também salienta a "ousadia da ação criminosa por parte do autuado, que praticou o crime em plena luz do dia e em local de grande fluxo de pedestres e veículos, com total desconsideração pela vida humana".

Andrade foi preso logo após o assassinato do ex-governador Gerson Camata, ocorrido na tarde de quarta-feira (26), na Praia do Canto, em Vitória. Segundo a polícia, em depoimento informal, Andrade confessou ter atirado contra o ex-governador após ser ofendido por ele.

Em coletiva, realizada na quinta-feira, a Secretaria de Segurança Pública (Sesp) afirmou que o inquérito deve ser concluído até a próxima semana, para ser encaminhado para a Justiça. O corpo de Gerson Camata foi enterrado em um cemitério da Serra.

O advogado criminalista Flávio Fabiano explicou que todo mandado de prisão tem prazo de validade, uma vez que fica registrado no Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). "Se não for cumprido dentro do prazo determinado, deve ser baixado do sistema é recolhido de volta ao cartório da Vara Criminal competente".

"Muito embora, o agente tenha confessado o crime, que é uma circunstância atenuante, segundo descrito no artigo 65, do Código Penal, e seja primário, ou seja, sem antecedentes criminais, tenha profissão e rendas lícitas, residência fixa onde pode ser encontrado pra responder pelo crime, em razão da gravidade do ato praticado, pelo resultado, crime consumado, o que, ao que se apresenta, teve êxito na empreitada criminosa, demonstra que em liberdade poderá colocar em risco a sociedade e ao próprio processo, uma vez que testemunhas poderão se sentir intimidadas e podem não querer prestar depoimento. Assim, ao nosso entender, a conversão da prisão em flagrante delito em decretação da prisão preventiva, é correta para este momento", explicou o advogado.

Pontos moeda