Política

Eleitores de Itapemirim voltarão às urnas em junho para escolherem novo prefeito

Tribunal Regional Eleitoral do Estado determinou a data em que uma nova eleição ocorrerá no município, após o prefeito e o vice terem seus mandatos cassados

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

Os moradores de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, já sabem quando poderão escolher seu novo prefeito. Após a cassação do mandato do ex-chefe do Executivo municipal, Thiago Peçanha Soares, e do vice dele, Nilton Cesar Santos, o Niltinho, ambos do Republicanos, a Justiça Eleitoral marcou uma nova eleição para o próximo dia 5 de junho.

Na ocasião, os eleitores do município também escolherão o novo vice. Ambos permanecerão no cargo até 2024, quando serão realizadas as eleições municipais em todo o Brasil.

Na semana que vem, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) deve publicar, no Diário Oficial, as datas para registro de candidaturas e campanha política no município.

Cassação do prefeito e do vice-prefeito de Itapemirim

No último dia 31, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, de maneira definitiva, a cassação dos mandatos do prefeito e vice de Itapemirim, eleitos no pleito de 2020.

Thiago e Niltinho foram acusados de abuso de poder político, nomeações e contratações exageradas de servidores comissionados e estagiários, além de veiculação de publicidade institucional em período não permitido.

Com a saída do prefeito e do vice, a Prefeitura de Itapemirim passou a ser comandada pelo presidente da Câmara Municipal, José de Oliveira Lima, o Zé Lima (PDT). Ele assumiu oficialmente o novo cargo no dia 2 deste mês.

Pouco depois da posse, Zé Lima nomeou a esposa e o irmão como secretários municipais. Sueli de Andrade Lima assumiu o cargo de secretária de Assistência Social. Já Isaías de Oliveira Lima é o novo secretário de Gerência Geral do município.

Pontos moeda