Política

PT decide aliança com PSB e manutenção da candidatura de Contarato semana que vem

Em reunião realizada nesta terça-feira (05), a cúpula resolveu criar grupo para discutir detalhes de possível apoio ao governador Renato Casagrande (PSB) em sua jornada rumo à reeleição

Foto: Hélio Filho/Secom

Reportagem: Tiago Alencar

Apesar da alta expectativa em torno da reunião entre as cúpulas do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB), com as Executivas nacionais e estaduais das respectivas legendas, realizada na tarde desta terça-feira (05), a resposta sobre a manutenção da pré-candidatura do senador Fabiano Contarato (PT) ao governo ficou para semana que vem.

O encontro, que contou com a participação do governador Renato Casagrande (PSB), de maneira virtual por conta da covid-19, foi usado para discutir, entre outras pautas, a decisão do PT capixaba em manter Contarato como o nome da sigla na briga pelo comando do Palácio Anchieta. 

No entanto, de acordo com o presidente do diretório socialista no Estado, Alberto Gavini (PSB), ainda não foi dessa vez que o martelo foi batido sobre a retirada ou manutenção do senador capixaba na chapa majoritária visando ao governo. 

"Essa foi a primeira grande reunião, com todo mundo junto, de maneira virtual. Na verdade, não saiu nenhuma decisão desse encontro. O que os dois partidos fizeram foi apresentar para a Executiva nacional o resultado de tudo que já foi conversado à nível estadual", contou.

Ainda de acordo com Gavini, as duas legendas deliberaram pela criação de um grupo envolvendo membros do PT e do PSB, com o objetivo de discutir detalhes internos (chapas de deputados federais e estaduais e plano de governo). 

A ideia é que o resultado dessas discussões, que deverão ocorrer ao longo desta semana e também durante o final dela, seja levado para nova análise da Executiva nacional petista que, a partir daí, decidirá se mantém ou reverte a decisão do diretório estadual.  "A decisão final deve sair entre quarta e quinta-feira da semana que vem", sentenciou o presidente do PSB capixaba.

Por fim, Gavini destacou que a reunião entre as cúpulas dos partidos foi amistosa e positiva, inclusive com Casagrande e Contarato trocando amabilidades. 

"Eles respeitam a candidatura um do outro. Ambos reconheceram seus valores nesse momento e entendem a importância de um projeto único para enfrentar o que vem por aí",  concluiu.

Também estiveram presentes na reunião a  presidente estadual do PT, Jackeline Rocha (PT), Gleisi Hoffmann (PT), presidente nacional do PT, e Carlos Siqueira (PSB), presidente do PSB nacional.

Os membros do diretório do PT no Estado foram procurados para comentar o resultado da reunião, mas não retornaram aos contatos da reportagem até o fechamento desta matéria.

LEIA TAMBÉM: 

>> Helder Salomão está com covid-19 e se recupera em Brasília

>> Rede diz ter apoio do Avante na pré-candidatura de Audifax Barcelos ao governo do ES

>> Erick Musso vai à cúpula das igrejas Assembleia de Deus em busca de apoio





Pontos moeda