Política

COP-26: Casagrande e outros nove governadores estão na Escócia para discutirem questões ambientais do Brasil

Governador do ES dirá na COP-26 que os Estados, por meio do consórcio, serão grandes articuladores para que alcancem as metas assumidas pelo País na área ambiental

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/ De Olho No Poder

Presidente do Consórcio Brasil Verde, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, viajou na sexta-feira, 29, para a Escócia para participar da 26º Conferência do Clima (COP-26). 

A viagem de Casagrande foi antecipada pelo Jornal On line Folha Vitória pela jornalista Fabiana Tostes, responsável pela Coluna de Olho no Poder. Durante a reunião do Fórum dos Governadores, que contou com a representação de 17 estados e do Distrito Federal, na última quinta-feira (14), o governador Renato Casagrande (PSB) foi eleito para presidir o Consórcio Brasil Verde, que visa empreender ações conjuntas de combate às mudanças climáticas e também captar recursos para financiar projetos ambientais de cada região.

No total, embarcaram para Glasgow 10 dos 22 governadores do grupo criado para ser um contraponto internacional às ações do governo federal em relação ao meio ambiente.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, avisou que não participará do evento e o chefe da comitiva brasileira será o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Casagrande ficará na cidade escocesa até o dia 5, voltando ao Estado no sábado, 6. Também participarão da COP-26 pelo consórcio que será oficializado no mês que vem os governadores João Doria (SP), Eduardo Leite (RS), Carlos Moisés (SC), Mauro Mendes (MT), Wellington Dias (PI), Paulo Câmara (PE), Hélder Barbalho (PA), Camilo Santana (CE) e Romeu Zema (MG).

Uma das missões do governador capixaba será justamente a de apresentar o consórcio, argumentando que é a primeira vez que os entes subnacionais criam um grupo nacional na área ambiental.

"Pela primeira vez, o Brasil tem uma organização desse tipo com ações que têm objetivo de reduzir as emissões, como obras de adaptações às mudanças climáticas e ações mais contundentes na área de prevenção", destacou ele, que é engenheiro florestal.

Casagrande também dirá na COP-26 que os Estados, por meio do consórcio, serão grandes articuladores para que alcancem as metas assumidas pelo País. "Vamos fazer muitos contatos e trocar experiências que irão ajudar nas nossas ações daqui para frente", previu.

Neste domingo, 31, o governador participará da coletiva de imprensa "Dia Mundial das Cidades". Na segunda-feira, 1º, irá ao Encontro de Governadores e Prefeitos da América Latina com a Sociedade Civil - Brazil Climate Action Hub.

Na terça-feira, 2, ele participa do Race to Zero Announcement. O Espírito Santo aderiu oficialmente às campanhas "Race to Zero" (Corrida para o Zero) e "Race to Resilience" (Corrida para a Resiliência), da Organização das Nações Unidas (ONU), em agosto deste ano, visando à redução de emissões de gases de efeito estufa e à resiliência climática.

Na sequência, o governador participa do Latin America Session at LGMA Pavilion, um local para troca de experiências, onde vai expor os programas na área ambiental no Espírito Santo.

Na quarta-feira, 3, Casagrande e os demais governadores participam do Governadores pelo Clima. Ainda na quarta-feira, o governador do Espírito Santo participa do Catapult Dinner, um evento que reúne players importantes, em que os governos vão apresentar os projetos para arrecadação de fundos de investidores.

Na quinta-feira, 4, Casagrande participa do painel "Clima e Desenvolvimento: Visões para o Brasil 2030".

Leia também: 

>> COP-26: conversas a respeito do clima são ameaçadas por disputa sobre carvão

>> Todo mundo jogaria pedra em Bolsonaro se presidente fosse à COP-26, diz Mourão

>> Campos Neto e ministros Joaquim Leite e Bento Albuquerque vão à COP- 26

>> País formalizará promessa de Bolsonaro de meta de neutralidade

* Com informações Estadão Conteúdo

Pontos moeda