Política

Casagrande anuncia mais três secretários e procurador-geral do Estado

Governador eleito divulgou, na tarde desta terça-feira, os nomes dos novos secretários de Governo, Segurança Pública e Educação

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: Raphael Marques
Renato Casagrande anunciou nesta terça-feira quatro nomes de sua nova equipe de governo

O governador eleito, Renato Casagrande (PSB), anunciou, na tarde desta terça-feira (13), o nome de mais quatro integrantes da equipe de governo, que tomará posse no dia 1º de janeiro.

O delegado federal e ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Roberto Sá, foi anunciado como secretário de Segurança Pública do Espírito Santo; o professor universitário Vitor de Angelo será o novo secretário estadual de Educação; Tyago Hoffmann será o secretário de Governo de Casagrande e Rodrigo de Paula será o procurador-geral do Estado.

Roberto Sá esteve à frente da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro entre 2016 e este ano, quando foi exonerado do cargo em fevereiro, após a intervenção federal no Estado. Ele já havia atuado como subsecretário de Planejamento e Integração Operacional do Rio de Janeiro e, com a saída de José Mariano Beltrame do cargo de secretário, Roberto assumiu a pasta, em outubro de 2016.

"Ele vai cumprir um papel importante, pela necessidade de retomada dos investimentos na atenção a essa área de segurança pública. Nós implementamos, de 2011 a 2014, e vamos implementar novamente uma política de proteção à sociedade onde todo o governo participa, não só a Secretaria de Segurança. O papel da política de segurança é proteger a sociedade, dar segurança, tranquilidade e direito de ir e vir dos capixabas. Ele coordenará esse trabalho na estratégia policial e todas as ações de integração entre a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e o trabalho com as demais instituições do estado do Espírito Santo", destacou Casagrande, durante coletiva de imprensa.

O novo secretário de Educação, Vitor de Angelo, é professor de Ciência Política da Universidade de Vila Velha (UVV) desde 2011 e atualmente coordena o curso de pós-graduação em Sociologia Política da mesma instituição.

"O Vitor terá um trabalho grande de levar qualidade a todas as nossas unidades escolares, fazer um excelente programa de formação dos professores, levar infraestrutura e tecnologia a nossas escolas, melhorar a educação de jovens e adultos, resgatar e recuperar a educação no campo, entre outras ações que a gente já apresentou na campanha. Ele coordenará uma área que é extremamente estratégica e é o pilar do nosso modelo de desenvolvimento. Nós queremos mudar o perfil de desenvolvimento, onde a economia é baseada na exploração de commodities, uma economia de mais alta tecnologia, e o trabalho da educação é fundamental para que isso possa acontecer", frisou Casagrande.

Já Tyago Hoffmann já havia sido secretário de Governo e da Casa Civil no primeiro governo Casagrande. "Ele olhará agora, com muita atenção, todas as ações do governo para dentro: o dia a dia do governo, a ação e a colaboração no ato do dia a dia de governar o estado do Espírito Santo. Vai ser um colaborador do nosso trabalho, olhando as necessidades diárias do governo e os encaminhamentos diários do governo", ressaltou o governador eleito.

O novo procurador-geral do Estado, Rodrigo Francisco de Paula, é procurador do Estado desde dezembro de 2006 e exerce atualmente a função de procurador-chefe do Centro de Estudos e Informações Jurídicas (CEI) da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

"O Rodrigo de Paula sabe da importância e do simbolismo que é o cargo de procurador-geral do Estado e do papel que ele exerce, defendendo os interesses do Estado em diversas ameaças do dia a dia, que surgem no âmbito do poder judiciário em especial. Ele vai fazer uma relação também de trabalho junto com o Ministério Público, Tribunal de Contas, que é o papel institucional que o procurador desenvolve no seu dia a dia", destacou Casagrande.

Veja o vídeo do anúncio desta terça-feira:

Casagrande já havia anunciado Álvaro Duboc como secretário de Planejamento, Rogelio Pegoretti como titular da Secretaria da Fazenda, Davi Diniz de Carvalho para a Casa Civil, Flavia Mignoni para a Comunicação e Luiz Paulo Vellozo Lucas será o responsável pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Leia também:

- Renato Casagrande anuncia nomes de secretários da Fazenda e Planejamento

- Casagrande anuncia três novos nomes para compor equipe de Governo. Veja o perfil de cada um

Pontos moeda