MORTE gerson camata

Política

Temer lamenta morte de Gerson Camata. Veja a repercussão!

O ex-governador Gerson Camata (MDB), de 77 anos, foi assassinado na tarde de quarta-feira (26), na Praia do Canto, em Vitória

Foto: Reprodução

O presidente Michel Temer lamentou a morte do ex-governador do Espírito Santo Gerson Camata (MDB), assassinado na quarta-feira (27) com um tiro por um ex-assessor.

"Lamento a morte do grande político, ex-jornalista, deputado estadual, deputado federal, senador constituinte, governador do Espírito Santo e meu amigo, Gerson Camata. Envio meus sentimentos de sincero pesar à esposa, ex-deputada Rita Camata, e aos filhos", disse.

Veja a publicação na íntegra

Gerson Camata (MDB) foi assassinado com um tiro no pescoço na tarde desta quarta-feira (26), na Praia do Canto, em Vitória. O autor do disparo foi identificado como Marcos Venício Moreira Andrade, de 66 anos. Ele foi preso minutos após o crime e confessou que matou Gerson Camata. Marcos Venício foi assessor de Camata por cerca de 20 anos e, atualmente, o ex-governador movia uma ação judicial contra o ex-auxiliar, na qual a Justiça já havia determinado o bloqueio de R$ 60 mil da conta bancária do autor do crime.

Eunício Oliveira, presidente do Senado

Recebemos com muita tristeza a notícia da morte do ex-senador Gerson Camata, que por 24 anos representou, com destaque, o Espírito Santo no Senado Federal, depois de construir sólida carreira política como vereador, deputado estadual e governador. Nossa solidariedade aos seus familiares, amigos e ao povo capixaba.

Nilson Leitão, líder do PSDB na Câmara dos Deputados

Recebemos, com profunda tristeza, a notícia do brutal assassinato do ex-governador do Espírito Santo, Gerson Camata, ocorrido nesta tarde, em Vitória. Vereador, deputado estadual e federal, foi o primeiro governador eleito após a redemocratização. Também representou o estado do Espírito Santo de forma marcante no Senado, assim como em todos os cargos que ocupou, durante três mandatos consecutivos. Nossos sentimentos ao povo capixaba, que perde um líder de primeira grandeza, e nossa solidariedade e orações a nossa querida amiga Rita Camata, seus filhos e amigos.

Eder Pontes da Silva, Procurador-Geral de Justiça

É com pesar que recebemos a triste notícia do assassinato do ex-governador Gerson Camata. Somos solidários à família e ao povo do Espírito Santo neste momento de dor diante de um crime tão bárbaro, que muito nos deixa indignados. Essa violência absurda certamente será punida com a firmeza e justiça. O Estado perde uma das suas principiais lideranças políticas, que se dedicou à democracia e aos capixabas.

Autoridades do ES também lamentam

O assassinato do ex-governador ex-senador Gerson Camata surpreendeu os capixabas na tarde desta quarta-feira (26). Morto por um ex-assessor, Camata foi lembrado pelo governador Paulo Hartung e governador eleito Renato Casagrande. O assassinato do ex-político também gerou comoção no partido onde construiu sua carreira política.

Além do luto oficial de sete dias no Espírito Santo, as prefeituras de Vitória e Serra também decretaram luto em razão da morte de Camata.

Confira a repercussão do assassinato entre as figuras públicas do Espírito Santo.

Prefeitura de Vitória

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, decretou luto oficial de três dias. As bandeiras do Palácio Jerônimo Monteiro, sede do Poder Executivo Municipal, também foram hasteadas a meio mastro.

Com muita tristeza e pesar recebi a notícia da morte do ex-governador Gerson Camata. O Espírito Santo perde uma grande liderança que muito fez pelo desenvolvimento do nosso Estado, tanto como governador quanto no período em que foi senador da República. Decretamos luto oficial e a cidade de Vitória se solidariza com os familiares de Gerson neste momento de tristeza e dor.

Prefeitura da Serra

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, decretou luto oficial de três dias.

Gerson Camata foi um dos mais importantes líderes políticos do Espírito Santo. Suas iniciativas e liderança deixam um exemplo muito importante neste momento difícil que o país vive. Que Deus conforte a esposa, filhos e familiares

Senadora Rose de Freitas

Nada tão injusto quanto tirar a vida de uma pessoa. Nada tão injusto quanto tirar a vida de um homem bom, um líder que foi tão importante para o povo capixaba, que era muito querido e tinha uma história tão bonita. O Espírito Santo perdeu uma pessoa que vivia de bem com a vida. Uma pessoa bondosa, afável no convívio e humilde no trato com o ser humano. Todos nós estamos sentindo muito a trágica morte de Camata.

Senador Magno Malta

Recebo com muita tristeza a notícia do assassinato do ex-governador, ex-senador Gerson Camata, que passou por todos os cargos da vida pública do Espírito Santo. Lamento a morte de qualquer pessoa. Ainda que houvesse motivo, não existe motivo para se atentar contra a integridade física de alguém. Lamento o sofrimento da família, sou solidário a Rita, aos filhos e ao povo do Espírito Santo que amava e continuava amando Camata. Estou triste e muito abatido. Minha dor penso que é do tamanho da dor de todo povo do Espírito Santo. Fica minha oração para que Deus conforte toda a família, a família capixaba, o Brasil e o Espírito Santo.

Senador eleito Fabiano Contarato

Minha solidariedade à família do ex-governador do Espírito Santo, Gerson Camata. Que seus familiares consigam encontrar conforto em Deus e força uns nos outros. Camata foi um político que muito fez pelo nosso Estado. Tem uma trajetória política marcada por muito trabalho. Que descanse em paz!

Senador eleito Marcos do Val

É com muito pesar que recebo a notícia do assassinato do ex-governador e ex-senador Gerson Camata. Lamentável que o Espírito Santo ainda sofra tanto com a violência. São esses episódios violentos que pretendemos inibir com leis mais rígidas, esse foi o principal motivador para meu ingresso na vida política. Hoje o Estado perde esse homem político, líder e carismático que tanto fez pelos capixabas. À família e aos amigos, meus sinceros sentimentos, que Deus possa confortá-los neste momento de dor e perda.

Deputado Lelo Coimbra

Gerson Camata cumpriu um papel fundamental na redemocratização do Espírito Santo. Fez um governo participativo, de resultados. Foi um grande líder, figura tranquila, agregador. Lamento muito a morte do amigo Camata.



Pontos moeda