Política

Nilton Baiano é convocado a assumir vaga na Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Nilton Baiano é o primeiro suplente da coligação que elegeu o deputado Glauber Coelho, que faleceu no último dia 20. Ele terá 30 dias para assinar o termo de posse

Nilton Baiano terá 30 dias para assinar o termo de posse Foto: Divulgação/Assembleia

A edição do Diário do Poder Legislativo desta segunda-feira (25) traz a convocação para que o médico Nilton Baiano (PP) tome posse no cargo de deputado estadual na vaga de Glauber Coelho (PSB), que faleceu na última quarta-feira (20), em decorrência de acidente automobilístico ocorrido em Cachoeiro de Itapemirim, no dia 10 de agosto.

Nilton é o primeiro suplente da coligação PRB/PP/PSC/PR, que elegeu Glauber em 2010. Será a terceira vez nesta legislatura que Nilton Baiano assume a cadeira. 

Nilton Baiano terá 30 dias para assinar o termo de posse, podendo esse prazo ser prorrogado por mais 30, a pedido dele. Em conversa com o Folha Vitória, na manhã desta segunda-feira (25), o deputado disse que está cumprindo uma agenda de viagem, mas que deverá tomar posse até a próxima quarta-feira (27).

“Estou em viagem. Vou ligar para o Theodorico para falar sobre isso. Pode ser que assuma amanhã (terça), ou quarta. Vai depender da Assembleia”, disse. Baiano, que cumprirá um mandato tampão na Casa até janeiro de 2015, evitou falar sobre possíveis propostas. “Na verdade, eu nem queria estar assumindo a vaga numa situação como essa. Ainda preciso avaliar como será”, disse.

Em 2010, Nilton Baiano foi eleito deputado estadual. Entretanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) validou os votos de Luiz Carlos Moreira (PMDB), o que modificou o quadro eleitoral e permitiu que Solange Lube (PMDB) tomasse posse no seu lugar. Assim, Nilton Baiano ficou como primeiro suplente da coligação e assumiu posteriormente a cadeira com a licença de Vandinho Leite (PR) para a Secretaria de Estado de Esportes.  

“Na verdade, eu nem queria estar assumindo a vaga numa situação como essa. Ainda preciso avaliar como será”

Em 2012, Baiano foi condenado pela Justiça Federal por irregularidades quando era secretário estadual de Saúde e, como perdeu o mandato, assumiu Cacau Lorenzoni (PP), o segundo suplente na coligação que elegeu o parlamentar Vandinho Leite. Já em dezembro do ano passado, a Justiça suspendeu os efeitos da decisão judicial que havia cassado os direitos políticos de Baiano e, em janeiro deste ano, foi empossado novamente no cargo. Ele permaneceu na função até abril, quando o socialista Vandinho Leite (PSB) reassumiu o mandato de deputado estadual.

Perfil

Nilton Gomes de Oliveira, mais conhecido como Doutor Nilton Baiano, nasceu em Itabuna, na Bahia, em 12 de julho de 1941. Médico, iniciou os estudos na Faculdade de Medicina da Bahia e concluiu o curso na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). 

Na década de 70, ainda sob o regime militar, o deputado participou do movimento que reabriu o Sindicato dos Médicos no Espírito Santo, desativado pela ditadura. Também foi superintendente do extinto Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps).

Assumiu como secretário de Estado da Saúde no governo de Max Mauro (1987-1990), cargo que também ocupou no âmbito municipal, depois, em Cariacica. Em 1991, foi eleito deputado federal pela primeira vez, e exerceu quatro mandatos consecutivos na Câmara Federal. Sempre defendeu, prioritariamente, a saúde.

Pontos moeda