Saúde

Carnaval | Sesa orienta fazer teste de covid antes de festas e viagem

Cuidados como o uso de máscaras, higiene das mãos e evitar ambientes aglomerados devem ser mantidos

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: TV Vitória

O Espírito Santo vive um cenário de queda de casos, internações e mortes por  covid-19. A afirmação é do secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes. Porém, com a proximidade do feriadão de Carnaval, a recomendação é a manter os cuidados para afastar o risco de contaminação pelo coronavírus. 

Além do uso de máscaras, higiene das mãos e de evitar ambientes aglomerados, segundo o secretário, a testagem seja por antígeno ou RT-PCR, deve ser feita antes de encontros ou festejos. 

"Nós não teremos nenhum tipo de atividade organizada pelos municípios neste período de Carnaval. Mas teremos feriados. Quem vai viajar, se reunir com a família, encontrar com um grupo de amigos, faça a testagem antes. Preserve a saúde de quem você ama. Qualquer ponto tem uma alta capacidade de testagem. Nós manteremos os pontos ou boa parte deles para o próprio retorno depois do carnaval", disse o subsecretário de Assistência em Saúde, Luiz Carlos Reblin. 

"É possível que metade da população do Estado tenha tido contato com pessoas sintomáticas e assintomáticas infectadas que, de fato, apresentou a maior curva de toda a história da pandemia no Espírito Santo e no mundo. A Ômicron é a mais transmissível até o momento, e isso é acompanhado de número total de óbitos e internações significativo", enfatizou Nésio Fernandes.

Como anunciado anteriormente pela Sesa, a estratégia de testagem em massa será preservada no Estado. Além disso, existirão novos pontos para a realização de testes. A preocupação é com a chegada dos meses de março e abril quando surgem as doenças respiratórias sazonais. 

Segundo Nésio, "precisamos ter reconhecimento precoce da possibilidade de nova expansão da doença. Orientamos aos municípios que otimizem testar alunos e professores".

LEIA TAMBÉM: Covid-19: cirurgias eletivas serão retomadas no ES nesta semana

É preciso atenção com subvariante da Ômicron 

A Ômicron é conhecida pelo alto poder de transmissibilidade, "e isso é acompanhado de um número total de óbitos e internações significativo. Nesse sentido, o surgimento de uma subvariante da Ômicron exige uma preocupação porque pode apresentar novas características", destacou o secretário.

Veja outros pontos abordados durante a coletiva

"Nova fase de expansão da pandemia pode acontecer", afirma secretário

Nésio Fernandes: "Entendemos que é possível que, ao longo dos próximos 90 dias, tenhamos uma nova fase de expansão da pandemia com menor número de internações e óbitos por conta da vacinação".

Espírito Santo tem aumento de 197% de procura pela primeira dose após adoção de passaporte vacinal

Nésio Fernandes: "Recebemos um aumento de 197% da procura pela primeira dose no Estado. Com a adoção do passaporte tivemos, nessas duas primeiras semanas, esse aumento. O objetivo principal da exigência do cartão de vacinação para atividades sociais e econômicas é justamente essa: estimular que a população se vacine".

"População deve preservar uso do cartão de vacina", afirma Nésio Fernandes

"As legislações que estão sendo aprovadas em algumas câmaras municipais não possuem fundamentos institucionais e serão todas possivelmente derrubadas pela justiça. Nenhuma delas tem vigência no Espírito Santo. Está vigente a portaria do Espírito Santo que exige o passaporte vacinal. A população deve preservar o uso do cartão da vacina."

LEIA TAMBÉM: Projetos de lei contra passaporte da vacina devem ser derrubados, afirma secretário do ES

Pontos moeda