Saúde

Com 8 mil casos e 2 mortes, Vitória usa drone para combater a dengue

Equipamentos sobrevoam os locais que apresentam maior incidência da doença e captam imagens para identificar locais onde exista acúmulo de água em objetos

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

O Espírito Santo passa por um momento preocupante com relação à dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Até esta terça-feira (28), o Estado soma mais de 68 mil casos notificados de dengue, mais de 4 mil casos de chikungunya e mais de 3 mil casos de Zika.

Para combater os focos de mosquitos e criadouros, a Prefeitura de Vitória lançou mão da tecnologia. Drones estão sendo utilizados para mapear imóveis onde Agentes de combate às Endemias encontram dificuldade de acesso e áreas mais complicadas.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

Os equipamentos sobrevoam os locais que apresentam maior incidência da doença e captam imagens para identificar situações de risco, como terrenos baldios, casas onde exista acúmulo de água em objetos.

"O uso do drone não substitui o trabalho dos agentes de endemias, mas será um grande reforço tecnológico que vai nos auxiliar muito no combate ao mosquito. Vamos otimizar o tempo e o trabalho dos agentes, porque eles vão conseguir adentrar mais imóveis e irão diretamente no foco", destacou a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher.

Duas mortes e mais de 8 mil casos registrados

Somente do início de janeiro deste ano até agora, a Capital já registrou 8.089 casos da doença. Duas pessoas morreram. Nos três bairros vistoriados pelo drone, por enquanto, 20 possíveis focos foram detectados em casas, terreno e piscina, por exemplo.

Além das ações com o equipamento, desde fevereiro, mutirões vem sendo realizados nos bairros de maior incidência da doença: Grande Vitória, Estrelinha, Inhanguetá, Universitário, Consolação, Gurigica, Itararé, São Benedito e Bairro da Penha.

É importante lembrar que a população também pode contribuir para o controle de mosquitos. Basta escolher um dia da semana para fazer uma vistoria geral em casa, uma vez que 80% dos focos dos mosquitos estão dentro das residências.

LEIA TAMBÉM: Dieta mediterrânea pode reduzir o risco de demência; saiba por quê


Pontos moeda