Saúde

Obesidade: 70% dos adultos do ES estão acima do peso

Números são da Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com informações do Atlas Mundial da Obesidade, 41% dos adultos brasileiros estarão obesos até 2035

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik - @rawpixel.com

Os números são alarmantes. Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), dos 150 mil adultos acompanhados no Espírito Santo, em 2022, 33% estavam com sobrepeso e 36%, obesos.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!

A diretora de vendas Roberta Amorim tem 44 anos e chegou a pesar 110 quilos. Ela conta que sempre esteve acima do peso e que não via isso como um problema até que a obesidade passou a dificultar atividades simples do dia a dia.

Foi quando Roberta decidiu que era necessário mudar. Buscou a ajuda de uma nutricionista, adotou uma dieta mais balanceada e saudável, começou a praticar atividade física e também passou por uma cirurgia bariátrica, em 2021. 

LEIA MAIS: O melasma voltou? Saiba como tratar as manchas na pele

No fim de todo esse processo, a diretora de vendas perdeu 48 quilos, conquistou qualidade de vida e ganhou autoestima.

Brasil pode ter até um terço das crianças e adolescentes com obesidade 

De acordo com informações do Atlas Mundial da Obesidade, 41% dos adultos brasileiros estarão obesos até 2035. O relatório, publicado na última semana, apontou ainda que o país pode ter até um terço das crianças e adolescentes vivendo com obesidade daqui 12 anos.

Priscila Pessanha é presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia no Espírito Santo. Ela explica que a doença é desencadeada por uma série de fatores. 

Outro ponto importante é que pessoas com obesidade têm maiores probabilidades de desenvolver pressão alta, diabetes e problema no coração. A médica destaca que o acompanhamento profissional é fundamental para o tratamento, assim como a mudança de hábitos.

6 dicas de alimentação para manter o peso

1. Evite gorduras ruins: saturadas e trans. Elas estão presentes em aliementos ultraprocessados e frituras, por exemplo;

2. Inclua alimentos fontes de gorduras saudáveis: castanhas, amêndoas, nozes, azeite extra virgem, abacate, peixes ricos em ômega 3, entre outros;

3. Consuma carboidratos ricos em fibras: pães, arroz, massas integrais;

4. Opte por proteínas magras: aves e peixes;

5. Beba bastante água;

6. Planeje as suas refeições.

*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, TV Vitória/Record TV

LEIA TAMBÉM: Rotina intensa? Dicas simples de alimentação saudável para não sair do foco

Pontos moeda