Saúde

Acidentes automobilísticos são as principais causas das lesões medulares

Fisioterapia é de extrema importância para a reabilitação dos pacientes lesionados

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Qualidade de vida do paciente paraplégico pode ser melhorada com auxilio da fisioterapia. 

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é lembrado no dia 3 de dezembro. Pela falta acessibilidade, dificuldade de locomoção e inclusão há um isolamento dos portadores de deficiência na sociedade. Nesse sentido, a data busca ampliar a inclusão dessas pessoas no convívio social. Entre as pessoas com algum tipo de deficiência, existem aquelas acometidas por lesões medulares. 

A principal causa dessas lesões nas grandes cidades, segundo a fisioterapeuta Intensivista Thatiane Maia é acidentes automobilísticos envolvendo motociclistas. As demais causas estão relacionadas a ferimentos por arma de fogo, quedas, mergulhos em águas rasas e agressões físicas. 

O que são as lesões medulares?

Foto: Divulgação

Lesões medulares ocorrem quando a medula espinhal é danificada, seja por trauma, doença ou defeito congênito, ocasionando paralisia temporária ou permanente dos músculos dos membros e do sistema nervoso autônomo, bem como alterações na sensibilidade dependendo da localização e extensão da lesão.

De acordo com a especialista, a fisioterapia é de suma importância e indispensável na assistência desses pacientes.

"Dentre as intervenções possíveis, o uso da cinesioterapia por meio dos exercícios passivos, ativos, ativo-assistidos e, progressivamente, os resistidos, promovem efeitos fisiológicos benéficos, como o aumento do fluxo sanguíneo, melhora na distribuição do O2, gerando mudanças significativas no sistema cardiorrespiratório, além de benefícios psicológicos. Constata-se melhora significativa na função pulmonar, com o aumento do volume corrente da capacidade pulmonar e da capacidade de difusão prevenindo as complicações circulatórias e melhorando as capacidades funcionais". 

Também existem as lesões medulares de causas não-traumáticas, geradas por diversos fatores, entre eles tumores que comprimem a medula espinhal, as lesões tumorais, infecciosas, vasculares e degenerativas. 

"Dentre outras lesões medulares podemos citar a tetraplegia, que é a perda da função dos membros superiores, como tronco, membros inferiores, como também paraplegia, que refere-se à perda das funções de segmentos torácicos, lombares e sacrais da medula espinhal, podendo ou não ter um comprometimento do tronco, membros inferiores", explicou a fisioterapeuta. 

Dia D Detran

Os acidentes automobilísticos são a principal causa das lesões medulares e todo alerta e informação sobre os cuidados no trânsito para a sociedade são necessários. Neste sábado (24), ocorre no Parque da Cidade, em Valparaíso, na Serra, o 3º Dia D Detran. Entre os diversos serviços que serão ofertados na ação estão às brincadeiras e diversas atividades educativas desenvolvidas pelo órgão com foco na importância de adotar comportamentos seguros no trânsito.

O público também poderá fazer boletim de acidente de trânsito, realizar serviços básicos de mecânica e atendimentos voltados para a saúde das pessoas, como aferição de pressão e glicemia e orientações de saúde bucal. Haverá, ainda, a demonstração de uma colisão veicular, reforçando a necessidade do uso do cinto de segurança, e a simulação de resgate de vítima presa às ferragens de um veículo.

Horário da ação:  9h às 14h.

Pontos moeda