Saúde

Captado no ES, coração é levado por avião da FAB para paciente de São Paulo

Além do coração, os rins também foram doados. Eles foram transplantados em pacientes do Espírito Santo

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória

O coração e os rins de um paciente de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, vão ajudar a salvar vidas. O coração, por exemplo, foi transportado por um avião da Força Área Brasileira (FAB) para um paciente de São Paulo, que estava na fila de transplante.

Foto: Divulgação/ Santa Casa de Cachoeiro

O doador, Leonel Gomes Barboza, teve um aneurisma cerebral e estava internado há 15 dias. A captação dos órgãos foi realizada, na tarde desta segunda-feira (22), na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro.

Os rins do homem foram transplantados em pacientes do Espírito Santo. A irmã de Leonel, Alcione Gomes Barboza, contou que ele já havia comentado sobre o desejo de que os órgãos dele fossem doados, caso algo acontecesse.

LEIA TAMBÉM: Em 10 meses, 103 órgãos e tecidos foram doados em hospital do ES

Essa é a segunda capitação de órgão feita no hospital em 15 dias. No último dia 02 de novembro, uma outra família também autorizou a doação de órgãos de um paciente vítima de um assalto. Na ocasião, foram captados os rins, as córneas e o fígado.

Os órgãos doados ajudaram a dar esperança de uma vida melhor para outras cinco pessoas que esperavam na fila de transplante.

LEIA TAMBÉM: Múltipla doação de órgãos: muitas etapas e centenas de profissionais envolvidos. Veja fotos e vídeos

Pontos moeda