Entretenimento e Cultura

Criador do "Desafio do Gelo" morre afogado nos Estados Unidos

A brincadeira criada pelo americano ganhou o mundo e também chegou ao Brasil e Espírito Santo. Famosos, celebridades e personalidades aderiram à campanha

Ricardo Martins apresentador do Cidade Alerta aceitou o desafio do gelo Foto: Reprodução

O americano Corey Griffin, um dos criadores do Desafio do Balde de Gelo, morreu afogado após dar um mergulho em Nantucke, Massachusetts (EUA), no último sábado (16). Ele estava num famoso cais da cidade quando saltou. Chegou a voltar à superfície e foi resgatado, mas não resistiu e morreu a caminho do hospital. As informações foram publicadas no portal do R7. 

A brincadeira criada pelo americano ganhou o mundo e também chegou ao Brasil e Espírito Santo. Famosos, celebridades e personalidades aderiram à campanha e também tomaram "um banho de água fria". Aqui no Estado, os apresentadores da TV Vitória entraram no clima. Veja abaixo. 

 

A apresentadora do programa Fala Manhã da TV Vitória, Juliana Lyra, foi desafiada pelo apresentador do Cidade Alerta ES, Ricardo Martins, a participar do Desafio do Gelo, que faz parte da campanha mundial no combate a Esclerose Lateral Amiotrófica, conhecida como ELA.

A apresentadora entrou no clima, topou o desafio e, apesar do frio, encarou o banho de gelo. E como a brincadeira não pode acabar, Juliana Lyra desafiou o apresentador do programa Espírito Santo no Ar, Eduardo Santos. Será que ele vai topar? 

A campanha chegou à Rede Vitória depois que Ricardo Martins, apresentador do Cidade Alerta Espírito Santo, foi desafiado pelo telespectador Marcos Paulo. Assista:

A doença

Apesar do tom de brincadeira, a síndrome que motivou a campanha é complexa e não há cura, nem tratamento específico. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5% a 10% dos casos são genéticos.

Ao ser descoberta a doença, os primeiros sintomas são câimbras e fraqueza muscular. Lentamente, a pessoa começa a piorar e, sem força muscular, fica sem poder andar. No estágio avançado da doença, pode-se ter dificuldade até para deglutir um alimento e engolir saliva.

Famosos

A campanha se transformou em uma febre na internet depois que artistas brasileiros - como Ivete Sangalo, Thiaguinho, Thiago Silva e Luciano Huck- toparam o desafio e postaram vídeos tomando o banho de água fria. Até astros internacionais, como o teen Justin Bieber, entraram na corrente. 

Pontos moeda