Entretenimento e Cultura

Do livro para a TV: adaptação de “Escrava Mãe” torna roteiro fiel à literatura brasileira

Todo o roteiro da novela foi adaptado da obra-prima de Bernardo Guimarães, “A Escrava Isaura”. O retrato fiel à literatura torna “Escrava Mãe” um retrato fidedigno do Brasil Colônia

Além da tecnologia dos maiores estúdios do mundo e um elenco reconhecido pelo público brasileiro, outro fato que chama a atenção na nova novela da TV Vitória/Record é a qualidade do roteiro de texto de “Escrava Mãe”, com estreia marcada para a próxima terça-feira (31), às 19h40.

A trama se passa no final do Brasil Colônia, no século XVII Foto: Divulgação/Rede Record

O ponto de partida do autor Gustavo Reiz para dar corpo ao roteiro de “Escrava Mãe” foi a famosa obra literária de Bernardo Guimarães, “A Escrava Isaura”. Em entrevista coletiva, o autor contou com detalhes como a ideia saiu do papel.

“A Record já tinha uma vontade de fazer essa história sobre a vida da mãe da Isaura porque ela existe no livro. A Juliana está lá. O grande medo da Tia Joaquina, personagem que a Zezé Motta faz, com Isaura, quem ela criou, era que a história se repetisse e Leôncio tivesse em Isaura a mesma obsessão que o Comendador Almeida tinha pela mãe de Isaura. Essa história é contada rapidamente pelo livro. Foi pedido que eu analisasse para ver se ali rendia uma novela”, lembra Reiz.

Ao se deparar com as páginas do livro, o autor encontrou a possibilidade de levar a história para a TV. “Poder inventar todo esse universo para criar esses personagens, poder falar um pouco, mostrar como Leôncio se tornou aquele homem, como aquela família vivia... Quando vi a ideia, vi que ali não tinha só uma novela, como um novelão. Por isso, foi a minha opção em partir para o Brasil de 1808, que era um momento que a gente estava na efervescência da colônia, da família real. Ali tinha muita história para contar”, conta o autor.

Fique por dentro e conheça os personagens de "Escrava Mãe"

Quando o assunto é tecnologia, "Escrava Mãe" mostra a que veio. O folhetim foi gravado totalmente em 4K, um formato moderno e com resolução quatro vezes maior que o High Definition (HD), o que proporciona um resultado melhor para os telespectadores, parecido com o de cinema.

>> Mudanças: com a estreia de “Escrava Mãe”, a grade de programação da TV Vitória/Record muda, com a exibição mais cedo do Cidade Alerta Espírito Santo e do Jornal da TV Vitória. Veja como fica a programação.

Pontos moeda