Geral

Greve chega ao fim e professores de Vitória voltam para as salas de aula

Após mais de um mês sem aula, os alunos de toda a rede pública da capital voltam às atividades nesta quarta-feira. A decisão foi após uma assembleia

Os professores também fizeram vigília na Sedu Foto: Reprodução

Com mais de um mês sem aula, os professores da rede pública de Vitória decidiram voltar às atividades. A partir desta quarta-feira (28) todas as escolas públicas funcionarão normalmente. A decisão foi após uma assembleia realizada na tarde desta terça-feira (27). 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado (Sindiupes), os professores estavam bem divididos e a votação foi apertada, pois nem todos queriam o fim da greve. 

A paralisação começou no dia 24 de abril, dias depois da paralisação dos professores estaduais. Os professores reivindicavam reposição salarial e aumento no valor do vale-alimentação. O acordo fechado foi 6% de reajuste nos salários e correção no valor do vale-alimentação.

A Prefeitura de Vitória informou que todo o processo de paralisação do magistério municipal, de 18 dias letivos, foi considerado ilegal pela Justiça. A prefeitura informou ainda que cumprirá todas as determinações legais e administrativas para assegurar o direito do aluno, desde os dias letivos e a carga horária, até os conhecimentos e conteúdos escolares. 

Greve Estadual

Durante toda a greve dos professores que aconteceu no Estado, mais de 70% das escolas do Espírito Santo ficaram sem aula. A paralisação começou em março, quando a categoria entregou uma pauta de reivindicações aos deputados estaduais. Os professores exigiam o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada; investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria; votação imediata do Plano Nacional de Educação e a destinação de 10% do PIB para a educação pública; e contra a proposta dos governadores de reajuste do piso somente pelo índice da inflação.

No dia 18 de março, mais de 5 mil professores se reuniram em frente à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) em manifestação. Os manifestantes atravessaram a Terceira Ponte e, em seguida, foram para o Hortomercado, em Vitória, onde se reuniram com profissionais de diversos municípios capixabas.

Já no dia 29 de abril, os professores realizaram uma nova assembleia onde foi decidido que a greve continua por tempo indeterminado e um novo protesto aconteceu. A manifestação reuniu cerca de 300 manifestantes, de acordo com a central de videomonitoramento de Vitória, e percorreu a avenida Vitória, Beira-Mar, até chegar ao Palácio Anchieta, em Vitória.

Justiça declara greve ilegal

Uma decisão do Desembargador Carlos Henrique Rios do Amaral, publicada nesta quinta-feira (15), declarou ilegal a greve dos professores das redes de ensino estaduais. A decisão determinou também o imediato retorno aos serviços nas unidades educacionais. Em caso de descumprimento foi previsto multa de R$ 20 mil diários e corte no ponto dos professores.

Pontos moeda