Geral

Professores de Vila Velha começam greve nesta sexta-feira

Protesto reuniu dois mil grevistas, diz sindicato Foto: Reprodução

Começa a partir desta sexta-feira (16) a greve dos professores municipais de Vila Velha. A decisão foi tomada após assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (15).

Os professores reivindicam um reajuste salarial de 8,29%, valor que seria referente ao índice de reajuste anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) nos anos de 2013 e 2014. O valor é o somatório dos dois anos já que os professores alegam não ter recebido aumento em 2014.

Justiça declara ilegal greve dos professores da rede estadual 

Outra reivindicação e o retorno das eleições diretas para diretores das escolas. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), a escolha de diretores acontece por indicação e o Conselho Municipal de Educação já teria aprovado a resolução que aguarda análise na prefeitura.

Os professores também pedem auxílio alimentação de R$ 400.

A Secretaria de Educação de Vila Velha informou que concedeu neste ano, no mês de março, um reajuste de 8 % no piso salarial dos professores e o benefício do prêmio incentivo. A Prefeitura de Vila Velha diz que vem mantendo diálogo permanente com o Sindiupes, que representa a categoria.

Professores de Cariacica tambem estão em greve Foto: Reprodução

Professores municipais de braços cruzados

Além dos professores estaduais, que também estão em greve, os professores de Cariacica também estão em greve. Uma reunião com o prefeito aconteceu na tarde desta quinta-feira (15). Os professores da rede municipal de Vitória também entraram em greve no dia 24 de abril.

Protesto

O início da tarde desta quinta-feira (15) foi marcado por protestos que complicaram o trânsito em diversas vias de Vitória. De acordo com o Sindiupes, a manifestação reuniu os professores da rede municipal de Cariacica e Vitória, além dos professores estaduais, que também estão em greve. Técnicos administrativos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) também participaram do protesto. O trânsito ficou completamente bloqueado e pontos de ônibus lotados.

Os professores de Vila Velha prometem realizar manifestações a partir da próxima segunda-feira (19).

Pontos moeda