Geral

Prédio de Guarapari é multado por desperdício de água com piscina

Guarapari e Vila Velha já estão notificando e multando quem desperdiçar a água nos municípios. Em Vitória um gabinete especial está sendo preparado para cuidar da água

Lavar calçadas com mangueira dá multa Foto: Divulgação

Algumas prefeituras da Grande Vitória resolveram tomar medidas para punir os cidadãos que desperdiçarem água. Vitória, Vila Velha e Guarapari garantem que vão multar aqueles que forem pegos usando água indevidamente, como lavar calçadas com mangueira, lavar carros, encher piscinas, entre outras atitudes que serão abominadas durante o período de estiagem intensa que enfrenta todo o Espírito Santo.

Em Guarapari a ação de multar já está funcionando. Durante o mês de janeiro a Cidade Saúde, fez 23 notificações e uma multa no valor de R$ 622,00. Um edifício no bairro Nova Guarapari foi autuado após ser notificado no dia 29 de janeiro por lavar a piscina e jogar fora a água na rua. No dia seguinte o local reincidiu o motivo da notificação e teve de pagar multa. 

As equipes estão atuando em bairros como Centro, Praia do Morro e Enseada Azul e retornando aos locais onde já houve notificação. Até o momento o maior desperdício encontrado na cidade são os esvaziamentos de piscinas, onde a água é lançada diretamente nas ruas, a lavagem de calçadas com água potável também são constantes. Segundo a assessoria de imprensa do município tem acontecido várias denúncias dos próprios moradores, que também abordam as equipes e ajudam a direcionar onde está o gastador de água potável. 

Em Vila Velha foi publicado dois decretos nesta segunda-feira (02) entre eles o Decreto 015/15 que cria normas restritivas para uso doméstico e comercial da água, onde ficam proibidos a lavagem de vidraças, fachadas, calçadas, pisos, muros e veículos com o uso de mangueiras, regar gramados e jardins e resfriar telhados e molhar ruas com água potável. 

No município Canela-Verde até o momento foram sete denúncias recebidas e duas notificações aplicadas com base no Decreto 015/15. A Prefeitura Municipal de Vila Velha fez vistoria em 12 empresas e nove lava-jatos até o momento.

Vitória ainda não começou a notificar ou multar os cidadãos que desperdiçam água, a Prefeitura está sistematizando o Gabinete de Gestão Integrada Ambiental que terá como objetivos zelar pela sustentabilidade; fiscalizar, gerenciar e executar soluções em relação ao abastecimento e à qualidade da água e do ar; e propor fontes alternativas de energia, resíduos sólidos e reciclagem e reflorestamento para o município.

Outras prefeituras estudam maneiras de punir quem desperdiça água

Em Viana a secretaria de Desenvolvimento Sustentável do município já está preparando uma legislação específica para reutilização da água para as edificações.

Na prefeitura de Cariacica ainda não há penalidades e regulamento do consumo, mas o órgão trabalha com campanhas de conscientização do uso da água.

Em Anchieta está proibido a lavagem de carros oficiais, e a grama da cidade é molhada com água reutilizada. A prefeitura também vai licitar mil caixas d’água para serem distribuídas para famílias carentes que não possuem reservatórios de água em suas casas. Lá foi implantado um projeto de captação de água de aparelhos de ar condicionado. Segundo a prefeitura é possível captar cerca de 200 litros de água por semana. A água captada é utilizada na lavagem de carros, calçadas, irrigação de plantas e limpeza em geral.

Seca assusta todo o Estado:

Os municípios de Itapemirim e Cachoeiro de Itapemirim não tiveram outra saída, senão, decretar situação de emergência. Além das plantações de café, a estiagem no Estado tem afetado de forma preocupante o gado leiteiroE o Rio Jucu, já enfrenta a pior seca desde a década de 60. Em Guarapari o prefeito da cidade decretou restrições ao uso de água. O governo do Estado já anunciou medidas para enfrentar a seca.

Pontos moeda