Polícia

Menina suspeita de atrair policial para emboscada na Serra é detida

A adolescente foi levada para a DHPP, juntos com seis suspeitos de envolvimento com o crime, para prestar depoimento. Soldado Ítalo foi morto a tiros e pedradas

Soldado Ítalo foi brutalmente assassinado na noite de domingo no bairro Jardim Carapina, na Serra Foto: Divulgação

A adolescente apontada pela polícia como responsável por atrair o policial militar Ítalo Bruno Pereira Rocha, de 25 anos, ao local onde ele foi brutalmente assassinado por criminosos, em Jardim Carapina, na Serra, foi detida nesta segunda-feira (31). Ela foi levada para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) junto com outros seis rapazes, também suspeitos de envolvimento na morte do PM.

Dos sete detidos, quatro já foram reconhecidos pelo soldado que estava acompanhando Ítalo no momento do crime e também acabou baleado. O soldado Ítalo vai ser enterrado nesta terça-feira em São Mateus, no norte do Estado.

Durante toda a tarde desta segunda a movimentação foi intensa na DHPP. Parentes e amigos dos detidos aguardavam, do lado de fora da delegacia, o desfecho do caso. Enquanto isso, do lado de dentro, o delegado responsável pelas investigações, Rodrigo Sandi Mori, ouvia os suspeitos de participação no assassinato do policial. Com um deles, a polícia encontrou o celular do policial assassinado.

O soldado da PM foi morto a tiros e pedradas na noite deste domingo (30). As primeiras informações eram de que ele e um amigo de 22 anos, também policial militar, teriam se aproximado de um baile funk, realizado em um cerimonial em Jardim Carapina. Eles teriam sido reconhecidos e baleados. No entanto, a polícia já descartou a hipótese de os dois terem ido ao baile funk.

Suspeitos foram levados para a DHPP, onde prestaram depoimento Foto: TV Vitória

Em seguida, surgiu a informação de que Ítalo tinha um envolvimento com uma adolescente do bairro que, junto de amigos, teria armado uma emboscada para ele. O outro soldado da PM conseguiu escapar por uma escadaria e buscou atendimento em um hospital particular de Carapina. Em seguida, ele foi transferido para o Jayme dos Santos Neves.

O carro em que os dois soldados teriam usado para ir até Jardim Carapina foi encontrado abandonado na Rodovia do Contorno, na Serra. Desde que o crime aconteceu, a Polícia Militar ocupa o bairro, que aparece entre os com maior índice de tráfico de drogas e homicídios do município. Viaturas da Patrulha da Comunidade e o Grupamento de Cavalaria da PM realizam as abordagens, atrás de mais suspeitos do crime.

Imagens de câmeras de segurança gravaram o momento em que o soldado da Polícia Militar foi executado. O vídeo é forte e também foi assistido pelo pai da vítima. Os policiais também analisaram as gravações para tentar localizar os criminosos.

O secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia, ressaltou que a morte de um policial, antes de ser uma tragédia para família e para corporação, é um atentado contra toda a sociedade. Ele prometeu ainda que a polícia vai identificar, prender e entregar para a Justiça todos os responsáveis por esta "barbárie".

O policial Ítalo Rocha já foi entrevistado por equipes da TV Vitória/Record. Na última, ele participava de uma operação em Vila Nova de Colares, também na Serra. A equipe de Ítalo prendeu um dos dois homens que assaltavam casas no bairro e que ostentava armas para intimidar moradores.

Pontos moeda