Política

Deputado capixaba eleito vice-presidente de comissão para apurar desastre no Rio Doce

Na última semana, Da Vitória foi eleito presidente da Comissão de Representação da Ales, que acompanha os desdobramentos do problema ambiental causado nas cidades capixabas

Comissão Interestadual discutirá recuperação do Rio Doce Foto: Divulgação/Governo

O deputado estadual Da Vitória (PDT) passou a acumular mais uma função diante da crise ambiental instalada com o rompimento das barragens de rejeitos de minério, da Samarco, ocorrida no dia 5. Na manhã desta quarta-feira (18), o parlamentar capixaba foi eleito vice-presidente da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (Cipe Rio Doce).

Na última semana, Da Vitória foi eleito presidente da Comissão de Representação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, que acompanha os desdobramentos do problema ambiental causado nas cidades capixabas de Baixo Guandu, Colatina e Linhares, que tem parcela de seu abastecimento dependente do Rio Doce.

“A Cipe é importante para que possamos, as duas Assembleias de Minas e do Espírito Santo, trabalharmos de forma conjunta para criarmos soluções sustentáveis para o nosso Rio Doce, ainda mais neste momento em que estamos vivendo essa crise. Teremos muito trabalho a partir de hoje e essa união dos Poderes Legislativos dos dois estados é fundamental para que nosso rio seja recuperado em sua totalidade e para que a população que depende do Rio Doce possa atravessar essa crise com o menor impacto possível”, defendeu o parlamentar.

A Cipe terá como presidente a deputada mineira Celise Laviola (PMDB). Durante o encontro dos parlamentares, Da Vitória apontou as ações da Comissão de Representação da Ales, de forma a trocar experiência com a Comissão de Barragens, criada na última segunda-feira na Assembleia mineira.

Entre os capixabas estão os deputados Dary Pagung (PRB), Eliana Dadalto (PTC), Guerino Zanon (PMDB), Luzia Toledo (PMDB) e Raquel Lessa (SD).

Pontos moeda