Entretenimento e Cultura

Sem folia: Aracruz e Muqui cancelam carnaval. Veja situação em outras cidades do ES

Municípios alegam que o aumento de casos de contaminações pelo novo coronavírus representam risco sanitário já que a folia carnavalesca reúne milhares de pessoas

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Prefeitura de Muqui/divulgação
Pelo segundo ano consecutivo, os blocos do Boi Pintadinho não sairão pelas ruas do Centro Histórico de Muqui

Mais duas cidades capixabas cancelaram a programação de Carnaval deste ano, por causa do aumento de casos de covid-19 e de Influenza no Espírito Santo. No litoral Norte, a cidade de Aracruz anunciou em suas redes sociais nesta sexta-feira (21) que não há condições sanitárias seguras para a folia. 

"O Comitê de Monitoramento das Ações de Enfrentamento e de Prevenção aos Efeitos do Coronavírus (Comep-Covid) se reuniu na manhã desta sexta-feira (21), na sede da Prefeitura, e decidiu pelo cancelamento das festividades do Carnaval 2022. A medida visa a proteção da população, principalmente, neste momento onde os números de casos estão evoluindo dia após dia após o surgimento e disseminação da variante Ômicron e de casos de gripe (Influenza H3N2). De 1º a 20 de janeiro, o município já tem 2.615 casos positivos para o coronavírus", diz o comunicado. 

A secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt, disse que os próprios trabalhadores da rede pública também foram contaminados. 

“A nossa saúde está com déficit de profissionais nas unidades que nos auxiliavam na vacinação e testagem. Cerca de 100 positivaram para covid-19. A pandemia ainda não acabou e é necessário que toda a população tenha consciência de que os cuidados precisam ser redobrados para que não tenhamos uma saúde colapsada", frisou. 

Foto: Prefeitura de Aracruz/Divulgação
Carnaval no litoral de Aracruz atrai milhares de foliões todos os anos

A secretária pediu a compreensão e a colaboração da população para que continue mantendo os cuidados como uso de máscara, evitar aglomerações e lavar constante as mãos e higienizar com álcool 70%. 

Em Aracruz, a folia carnavalesca costuma agitar os balneários de Barra do Sahy, Santa Cruz e Mar Azul. É o segundo ano em que a festa é cancelada. 

Boi Pintadinho não sairá no Carnaval em Muqui

Outra cidade que cancelou os festejos foi Muqui, no Sul capixaba. O anúncio foi feito pelo prefeito, Hélio Carlos Ribeiro Cândido (PSB), o Cacalo, nas redes sociais da prefeitura. 

“Não teremos Carnaval este ano. Ocorreu um aumento muito grande de casos da doença. Hoje, temos 210 pessoas contaminadas. Então, pensando na saúde da população, decidimos cancelar a festa. E pedimos a todos que não façam aglomeração. Vamos lutar juntos para acabar com essa doença”, recomendou, dizendo que o decreto de suspensão deve ser publicado nos próximos dias.

Assim, pelo segundo ano consecutivo, a animação promovida pelos blocos do Boi Pintadinho, figura tradicional da folia em Muqui, não vai acontecer. 

A festa em Muqui costuma atrair 15 mil foliões pelo centro histórico do município.

Carnaval 2022: veja as decisões em outras cidades do ES

Vitória

Nesta sexta-feira (21), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do Carnaval de 2022 para abril. A folia que estava prevista para os dias 17, 18 e 19 de fevereiro, agora deve acontecer  nos dias 7, 8 e 9 de abril.

De acordo com o prefeito, a decisão foi tomada em conjunto com a Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) e leva em consideração o atual estágio da pandemia da covid-19.

No início do mês, a prefeitura já havia decidido cancelar o carnaval nas ruas da capital capixaba. Os blocos carnavalescos não poderão desfilar pelo segundo ano consecutivo. A prefeitura suspendeu a programação dos blocos e shows nas praças do Centro da cidade levando em consideração as dificuldades de controle e fiscalização das regras sanitária no espaço aberto. 

LEIA TAMBÉM: Organizadores dos blocos de rua temem eventos clandestinos no Carnaval de Vitória

Guarapari

No balneário mais famoso do Espírito Santo, também não haverá carnaval. A informação foi confirmada pela prefeitura no início de janeiro.

Vila Velha

Segundo a prefeitura, um grupo de trabalho planeja projetos de atividades no carnaval. O município canela-verde destacou que a execução deste planejamento depende do que preconizam os decretos estaduais relacionados ao mapa de risco da covid-19.

Serra

A prefeitura infornou que ainda não há uma definição sobre o carnaval deste ano.

Cariacica

As festas, eventos públicos e privados em vias públicas e os blocos de rua foram suspensos em Cariacica no último dia 19. Um decreto municipal, já publicado no Diário Oficial, proíbe o uso de trios elétricos e carros de som em vias públicas do município, quando houver aglomeração.

Viana

A Prefeitura disse que, após contato com os responsáveis pelos blocos, decidiu que não será realizado o tradicional carnaval de rua no município. A medida ocorre devido ao aumento de infecções pelo vírus influenza e da pandemia de covid-19.

Pontos moeda