CORONAVÍRUS

Geral

Mais da metade dos leitos de UTI para pacientes com Coronavírus já está ocupada no ES

Segundo a Sesa, a taxa de ocupação dos leitos disponibilizados, nas redes pública e privada, para os pacientes com a covid-19 está em 53,75%

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Mais da metade dos leitos de UTI disponibilizados no Espírito Santo, tanto na rede pública quanto na rede privada, para atender pacientes infectados pelo Novo Coronavírus já está ocupada. A informação é do último boletim sobre a covid-19, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta segunda-feira (13).

Segundo a Sesa, a taxa de ocupação dos leitos disponibilizados, nas redes pública e privada, para os pacientes com o Novo Coronavírus e que apresentaram estado grave está em 53,75%.

Atualmente, 160 leitos de UTI estão prontos para receber pacientes com a covid-19 na rede pública estadual. Desse total, 26 estão ocupados com pacientes que testaram positivo para a doença. 

Outros 84 pacientes que apresentaram síndrome respiratória aguda grave estão em leitos de UTI de isolamento, aguardando o resultado dos testes. Os que testarem positivo para o Coronavírus, serão transferidos para unidades de UTI exclusivas para pacientes com covid-19. Já os casos descartados no PCR-RT são encaminhados para outros hospitais.

>> Casagrande admite preocupação com falta de respiradores mecânicos em UTI's

A Sesa informou ainda que, caso o PCR-RT venha negativo, mas o paciente apresente clínica sugestiva de covid-19, o paciente é definido como inconclusivo, podendo ser submetido a novas avaliações clínicas, laboratoriais e de imagem.

Testes

A Secretaria de Saúde informou também que, atualmente, o Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES) tem disponível um estoque com 16.268 kits para realização de testes para o Coronavírus.

Nesta segunda-feira, o governador Renato Casagrande informou, durante uma entrevista coletiva, que a carga com os 50 mil testes que o Governo do Estado adquiriu recentemente foi desviada enquanto seguia da China para o Espírito Santo. Segundo o governador, a previsão era de que os testes chegassem ao estado no domingo (12).

Por causa do imprevisto, o governo estadual precisou fazer um novo pedido ao fornecedor, que, segundo Casagrande, garantiu que reencaminharia o material dentro de sete dias

A expectativa do governo é de que o Espírito Santo tenha, nos próximos meses, cerca de 100 mil testes disponíveis para a população capixaba. Segundo Casagrande, uma empresa local entregará ao Estado 15 mil testes, que devem chegar esta semana. Além disso, o governador garantiu que o Estado está tentando comprar mais 30 mil testes de uma empresa do Paraná.

O Espírito Santo também deve receber outras 18.240 unidades do governo federal. A previsão do Ministério da Saúde é que esses testes cheguem a partir da próxima quarta-feira (15).

Pontos moeda