Geral

Viana tem 80% da população vacinada e efeitos de estudo serão sentidos em agosto

De 51.393 pessoas elegíveis a serem vacinadas no município, mais de 18 mil receberam a meia dose e quase 23 mil receberam a dose padrão da vacina contra a covid-19

Foto: Divulgação / Governo do ES

Mais de 80% da população do município de Viana já está vacinada contra o novo coronavírus e, a partir de agosto, a cidade já deve começar a sentir os efeitos positivos do projeto Viana Vacinada. 

Em coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (21), o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, explicou que mais de 18 mil pessoas foram alcançadas com a meia dose da vacina. Além delas, quase 23 mil receberam a dose padrão, o que representa 80,52% de cobertura vacinal com a primeira dose. 

"Alcançamos 18.557 pessoas com a meia dose, em concomitância com uma população de 22.823 pessoas alcançadas com a dose padrão, representando 80,52% de cobertura com a primeira dose da vacina na população acima de 18 anos, alvo da imunização no município", explicou Nésio. 

Nésio destaca que a partir de 28 dias da aplicação da 1ª dose, os impactos da cobertura vacinal deverão surgir. Segundo ele, com a cobertura de 80 a 85%, será possível vivenciar efeitos protetores, inclusive em pessoas que ainda não receberam a vacina. 

"A cobertura de 80% alcançada no município deverá, a partir de agosto, já apresentar resultados no comportamento dos óbitos e dos casos. Temos 51.393 pessoas elegíveis a serem vacinadas em Viana e essa cobertura representa uma cobertura de plenitude. Não é necessário ter 100% da população vacinada. Com uma cobertura de 80% ou 85% é possível vivenciar efeitos protetores, inclusive na população não vacinada", disse. 

Durante a coletiva, o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, explicou que o projeto Viana Vacinada continua nesta semana. Além disso, ele destacou que o município tem vacina para atender toda população e pediu que os moradores façam o agendamento. 

"Nós também abrimos a vacinaçao de 18 a 49 anos para as pessoas com comorbidades inclusas no PNI, assim como abrimos também para pessoas com mais de 50 anos, com ou sem comorbidades.Nós temos vacinas para todas as pessoas da cidade. Um pouco mais de 10 mil ainda faltam do público de 51 mil. É importante que o morador entre no site da prefeitura e faça o agendamento", destacou Wanderson. 

Leia também: Confira perguntas e respostas sobre a vacinação em massa contra a covid em Viana

Entenda a pesquisa
A expectativa é de que cerca de 35 mil moradores de Viana, com idades entre 18 e 49 anos, sejam imunizados com a primeira dose da vacina da Astrazeneca. Entretanto, será aplicada nesse público uma dose ajustada, ou seja, metade da dose que geralmente é aplicada em um indivíduo — a chamada dose padrão.

A ação faz parte de um estudo, coordenado por pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cujo objetivo é avaliar se a aplicação da dose ajustada possui eficácia igual ou superior à da dose padrão.

“A população será acompanhada por um ano para observar a efetividade da vacina produzida pela Fiocruz. Queremos observar, por exemplo, a redução de casos e de mortes por covid-19 após a imunização. Baseado em estudos preliminares, esperamos que a vacina em dose ajustada, ou seja, metade da dose padrão, seja suficiente para produzir anticorpos e células de defesa e reduzir 60% da incidência de covid-19, ao longo de seis meses após a vacinação”, explicou a coordenadora do projeto científico, a médica Valéria Valim.

Leia também: Estudo "Viana Vacinada" garante dose padrão de reforço da vacina para voluntários. Entenda



Pontos moeda