Geral

Agências do Estado dão dicas para evitar doenças em viagens ao exterior

Para alguns países a Agência Nacional de Vigilância Sanitária exige a vacinação contra algumas doenças. Já em outros casos a Anvisa orienta a vacina

As vacinas precisam ser tomadas pelo menos 15 dias antes do embarque Foto: R7

Com as facilidades para fazer uma viagem ao exterior, o risco dos turistas contraírem alguma doença em outros países também é grande. Febre amarela, sarampo e poliomielite são algumas das doenças que podem ser contraídas em alguns países.

Para que os turistas viagem sem o risco de voltarem doentes, as agencias de turismo orientam sobre as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em alguns locais existe a exigência para que se tome vacinas específicas, já em outros há apenas uma orientação.

De acordo com a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem no Espírito Santo (Abav), Elvira Madalena Altoé Ferrighetto, locais como a África há o surto de febre amarela, com isso há a indicação da vacina. Já locais como a Europa, as vacinas indicadas são contra o sarampo e poliomielite. 

As vacinas precisam ser tomadas pelo menos 15 dias antes do embarque.

Turistas isoladas

No Estado dois casos de turistas que chegaram passando mal de uma viagem foram registrados na última segunda-feira (20). O primeiro aconteceu pela manhã, após a mulher dar entrada no pronto-socorro do Hospital Santa Rita, em Vitória, boatos de que havia alguém com ebola no Estado começou a surgir. O local foi lacrado por meia hora e a paciente foi isolada.

Já na madrugada do mesmo dia, outro caso alarmou os capixabas. Outra mulher do mesmo grupo passou mal e foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento de São Pedro. Ela deu entrada sentindo dores e o local também teve os atendimentos interrompidos, ficando apenas os casos de urgência e emergência.

Pontos moeda