Trabalho

Projeto vai capacitar recém-formados para atuarem como professores. Saiba como se inscrever

Selecionados poderão atuar como professores, de forma remunerada, durante dois anos em escolas com vulnerabilidade social de 8 cidades do Espírito Santo

Foto: Reprodução / Pexels

Em busca de oportunidades para desenvolver os seus talentos? O Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil está com inscrições abertas. O projeto busca jovens recém-formados em diversas áreas para serem capacitados.

Os selecionados vão poder atuar como professores, de forma remunerada, durante dois anos em escolas com vulnerabilidade social de diversas regiões do Brasil. No Espírito Santo, Vitória e Cariacica já oferecem o programa. Em 2022, outros seis municípios do Estado, ainda n~]ao também irão aderir ao projeto. 

Para se inscrever, os candidatos precisam ter diploma de graduação validado pelo MEC e ter se formado entre dezembro de 2012 e janeiro de 2022. O processo seletivo é totalmente online e é realizado em cinco fases. Os candidatos terão as competências testadas ao longo de todas as etapas.

O projeto já reuniu mais 50 mil jovens de diversas carreiras, como engenharia, direito, administração e matemática. Ele atrai tanto bacharéis quanto licenciados.

Os que ainda não são licenciados precisam cursar também formação pedagógica, que é oferecida através de universidades parceiras com o pagamento das mensalidades ao longo do programa.

A carga horária é de 40 horas semanais, divididas entre aulas, planejamento, atividades curriculares, além da carga horária da formação continuada oferecida pelo Ensina Brasil. O valor da remuneração não foi divulgado.

Atualmente, o programa está na quinta turma. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de setembro no site do Ensina Brasil

Programa oferece capacitação para os selecionados

O programa oferece capacitação intensiva de mais de 545 horas ao longo de dois anos. Ele é realizado pelo Ensina Brasil e conta com apoio do movimento empresarial capixaba ES em Ação.

A diretora de Relações Governamentais e Redes do Ensina Brasil, Elisa Adler, lembrou que o processo de seleção busca jovens de diversas áreas que queiram trabalhar com um propósito e direcionar seus talentos e esforços para os problemas mais complexos do país.

Foto: Divulgação

"Para resolver desafios complexos precisamos envolver pessoas comprometidas com impacto social. É por isso que o Ensina Brasil atrai e desenvolve jovens profissionais, talentosos e diversos, por meio da vivência em sala de aula, para serem lideranças na educação e lutarem para que um dia, todas as crianças tenham uma educação de qualidade”, destacou.

Elisa lembrou que os professores que fazem o programa nos municípios de Cariacica e Vitória já contribuem com suas redes públicas de educação de diversas formas. Entre elas estão as aulas com metodologias ativas, projetos de reforço de contra turno e produção de roteiros e vídeo-aulas para centros de mídia das secretarias, como o #DeverEmCasa na TV.

“No contexto atual, com todos os prejuízos que a pandemia impôs aos alunos brasileiros, torna-se, ainda mais, urgente termos profissionais qualificados e cheios de energia para abordarem, por meio de metodologias inovadoras, os desafios do chão de escola", destacou. 

Etapas do processo seletivo

Formulário de inscrição: informações pessoais, profissionais, acadêmicas e  atividades extracurriculares.

Testes: análise crítica composta por perguntas de múltipla escolha.

Perguntas de reflexão: perguntas dissertativas que instigam reflexões acerca de seus comportamentos, decisões, conquistas e crenças pessoais.

Dinâmica de grupo: atividade prévia de um vídeo de amostra de aula e resolução de caso em grupo com outros candidatos.

Entrevista final: momento individual focado em aprofundar sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional.

Critérios para participar

Os interessados devem atender alguns critérios de elegibilidade para participar do processo seletivo, como:

- ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a); 

- ter português fluente; 

- ter disponibilidade para participar da formação inicial com dois módulos.

LEIA TAMBÉM:

> Instituto Das Pretas inaugura plataforma gratuita para empreendedores

De graça: Serra oferece 20 vagas em curso de capacitação na área de vendas

EDP abre inscrições para programa de estágio em todo país

Pontos moeda