Geral

Bombeiros do ES enviam cães para ajudar nas buscas por desaparecidos em Mariana

No Espírito Santo, a “onda de lama” deve chegar ao município de Baixo Guandu na madrugada de terça-feira (10). Em Colatina, a lama pode chegar durante o dia

Uma equipe com três cães (foto) foi encaminhada para Minas Gerais Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros

Três cães do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo foram disponibilizados junto com uma equipe de quatro militares para ajudarem nas buscas por corpos e desaparecidos no município de Mariana, em Minas Gerais.

A equipe K9, especializada em busca de desaparecidos, é coordenada pelo tenente Felipe Melo. O apoio dos militares capixabas terá início na manhã desta terça-feira (10), sem previsão de encerramento, reforçando o efetivo do Corpo de Bombeiros de Mariana, que conta no momento com dois cães.

No Espírito Santo, a “onda de lama” deve chegar ao município de Baixo Guandu nesta terça-feira (10). Em Colatina, a lama também pode chegar ao longo desta terça. Já em Linhares, último município a ser atingido, a mancha de lama deve chegar durante o dia de quarta-feira (11).

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) informou que a onda de cheia não irá causar enchentes nos municípios que estão localizados às margens do Rio Doce.

O Rio Doce, em Colatina, deve ser atingido pela mancha de lama Foto: Fred Loureiro/Divulgação/Governo

Acompanhamento 

Autoridades estaduais e municipais acompanham o avanço da mancha em tempo real. Por uma orientação da Agência Nacional de Águas (ANA), os municípios devem cessar o abastecimento de água quatro horas antes de a lama chegar ao município. Não há previsão para a volta do abastecimento nas cidades.

O secretário Estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser, que está em Colatina, na região Noroeste do Espírito Santo, afirmou que a volta do abastecimento dependerá da análise da qualidade da água.

"A suspensão do abastecimento será feita aproximadamente quatro horas antes de a lama chegar à cidade. Já a liberação deve ser feita após as análises da água nos laboratórios credenciados. Por isso, não há previsão de quando o abastecimento será liberado nas cidades", afirmou.

Apoio

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, colocou à disposição do governo do Espírito Santo as ações federais para enfrentar a chegada ao Estado da onda de lama com rejeitos de mineração, proveniente do rompimento de duas barragens da Samarco, em Mariana (MG). O assunto foi discutido durante contato telefônico do ministro com o secretário estadual de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser.

Gilberto Occhi se reúne, nesta terça-feira (10), com o governador Paulo Hartung para tratar do apoio federal nas ações de assistência à população das cidades capixabas atingidas pela poluição. Os rejeitos estão se deslocando pelo Rio Doce e poderá interromper o abastecimento de água para a população dos municípios atingidos.

Hartung sobrevoa Rio Doce

Governador sobrevoou os municípios capixabas que serão afetados pela onda de lama Foto: Divulgação/Governo

Na tarde desta segunda-feira (09), o governador Paulo Hartung sobrevoou os municípios de Linhares, Colatina e Baixo Guandu, que irão receber lama de rejeitos que castigam o Rio Doce. Na oportunidade, Hartung esteve reunido com técnicos que trabalham na região e reforçou que o Governo do Estado está empenhado em realizar um conjunto de ações para minimizar os impactos do acidente ambiental na população. 

O governador anunciou ainda que militares do Corpo de Bombeiros capixaba auxiliarão nas buscas por corpos e desaparecidos no município de Mariana, em Minas Gerais, onde aconteceu o rompimento das barragens da Samarco.

Campanha para doação de água mineral 

O Corpo de Bombeiros do Espírito Santo arrecadou, nesta segunda-feira (09), na sede do quartel, em Vitória, 1,5 mil litros de água mineral para minimizar os danos às pessoas afetadas pelos resíduos de minérios. A previsão é de que a água comece a ser transportada na quarta-feira (11) se houver um montante considerável. Por intermédio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), a Corporação segue com a campanha.

Neste primeiro momento o Corpo de Bombeiros Militar faz o recolhimento das doações de água mineral nos seguintes locais:

1. Quartel do Comando Geral, em Vitória.
2. Colatina: Antigo Restaurante Popular, próximo ao 8º Batalhão da PM.
Contato: Fernanda- 99905-7429
3. Baixo Guandu: Ginásio de esportes municipal.

A Defesa Civil Estadual informou que fará avaliação constante da Campanha e, se necessário, será expandida para outros quartéis, após montagem de logística de recebimento, controle e distribuição.

Pontos moeda