Política

“É um prejuízo para a política capixaba”, diz Casagrande sobre morte cerebral de Glauber Coelho

Casagrande, que é secretário-geral nacional do PSB, recebeu a notícia da morte cerebral de Glauber, em Brasília, onde participará da reunião para a escolha do substituto de Eduardo Campos

Casagrande, que é secretário-geral nacional do PSB, recebeu a notícia da morte cerebral de Glauber, em Brasília Foto: Everton Nunes

Após a Assembleia Legislativa confirmar a morte do deputado estadual Glauber Coelho, o governador Renato Casagrande (PSB) falou sobre o assunto ao vivo em uma rádio de Vitória. Em seu perfil na rede social Facebook, ele comentou que o parlamentar era uma “força jovem” com grande futuro político. 

Hospital confirmou apenas morte cerebral 

“Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do deputado e amigo Glauber Coelho, uma força jovem do Sul do Estado. Ele foi vereador em Cachoeiro de Itapemirim, deputado estadual pelo PSB e tinha um grande futuro pela frente. Esteja em paz, Glauber! Desejamos muita força para os familiares e amigos”, afirmou.

Casagrande, que é secretário-geral nacional do PSB, recebeu a notícia do falecimento de Glauber, em Brasília. Ele viajou para a capital nacional, onde será realizada a reunião da Executiva do partido, para a escolha do substituto do ex-candidato Eduardo Campos, vítima de acidente aéreo, no dia 13 deste mês.

 “É um prejuízo para a política brasileira, e para a política capixaba"

Em entrevista à uma rádio de Vitória, o governador relacionou as duas mortes, que aconteceram em curto espaço de tempo. “É um prejuízo para a política brasileira, e para a política capixaba. A gente perdeu duas lideranças de uma hora para outra, sem preparação. Estou muito abalado com esta notícia. Quero prestar minha solidariedade à família do Glauber, para que eles possam suportar essa fase”, disse.

Em decorrência da morte do parlamentar, o governador decidiu suspender a agenda de campanha à reeleição. Medida semelhante foi adotada por Casagrande, quando soube da morte de Campos.

Também em Brasília, o senador Ricardo Ferraço (PMDB), que conterrâneo de Glauber, também lamentou a morte de Glauber. “Aqui de Brasília, recebo com enorme pesar e muita tristeza no coração a notícia do falecimento do meu amigo Glauber Coelho, jovem e promissora liderança de nossa terra. Que Deus possa dar muita força à sua esposa e familiares”, escreveu Ferraço em sua rede social.

Morte

A morte de Glauber Coelho foi anunciada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), durante a sessão ordinária, desta quarta-feira (20). O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, onde o parlamentar estava internado, desde o último dia 10, convocou uma coletiva de imprensa para informar detalhes da morte do deputado.

Ao todo, sete pessoas ficaram feridas no acidente envolvendo o deputado Glauber Coelho Foto: Caio Ribeiro

Glauber Coelho sofreu um acidente automobilístico, no dia 10 deste mês, na rodovia ES 482, entre os municípios de Cachoeiro de Itapemirim e Alegre, na altura do distrito de Pacotuba. Três veículos se envolveram na colisão, resultando em sete feridos. O deputado foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Hospital Unimed, em Cachoeiro, onde recebeu os primeiros-socorros. Glauber realizou uma neurocirurgia de urgência para tratamento de um hematoma subdural agudo e, posteriormente, foi transferido para o Hospital Evangélico de Cachoeiro, onde estava internado no CTI Geral.

Atuação pública

Glauber Coelho foi eleito deputado estadual em 2010, com 23.040 votos. Em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa, era o 2º vice-presidente da Mesa Diretora, membro efetivo das comissões de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e vice-presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Educação no Campo. Na Assembleia, também assumiu a 2ª Secretaria da Mesa Diretora, presidiu a Frente Parlamentar Saúde para Todos, que percorreu o Estado para avaliar as dificuldades enfrentadas pelos pacientes e gestores dos hospitais e postos de saúde, e foi membro da CPI da Telefonia.

O parlamentar se dedicou a projetos de impacto social, como a lei que regulamenta o descarte de lixo tecnológico no Estado e a obrigatoriedade do uso de pulseiras de identificação em pacientes das redes privada e filantrópica. 

Além disso, atuou em várias frentes propondo ações em áreas como saúde, educação, segurança, saneamento básico, habitação, agricultura e meio ambiente. Com atuação destacada no sul do Estado, Glauber Coelho realizou importantes parcerias como a feita com a Defensoria Pública Estadual, que teve como objetivo levar atendimento gratuito nas mais diversas áreas do Direito para a população da região do Caparaó, no sul do Estado.  

Perfil

Glauber da Silva Coelho, 40 anos, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, filho de José Affonso Coelho e Vilma da Silva Coelho; era casado com Fernanda Aguilar Coelho e tinha uma filha de dois anos e três meses. Evangélico, era membro da Primeira Igreja Presbiteriana de Cachoeiro de Itapemirim.

Formado em Direito, Glauber Coelho era pós-graduado em Gestão Pública e foi por três vezes vereador em Cachoeiro de Itapemirim. Dos seus 40 anos, 15 foram dedicados à política. Em 2000, foi eleito com 1.252 votos; em 2004, com 2.011 votos; e em 2008, com 4.060. Além de vereador, foi secretário municipal de cinco pastas em Cachoeiro: Saúde; Criança, Adolescente e Juventude; Agricultura; Defesa Civil e Meio Ambiente.

Pontos moeda