Política

Em entrevista à TV Vitória, Rose promete fortalecer o Senado e tirar Estado do isolamento

A TV Vitória encerrou nesta sexta-feira (20) a série de entrevista com os candidatos ao Senado e Rose enumerou os feitos na Câmara Federal e prometeu empenho no Senado

Rose de Freitas é candidata ao Senado Foto: Everton Nunes

A TV Vitória encerrou nesta sexta-feira (22) a série de entrevistas com os candidatos ao Senado. A entrevistada foi a deputada federal Rose de Freitas (PMDB), que enumerou suas ações na Câmara Federal para dizer que está preparada para assumir uma vaga no Senado. 

Na última segunda-feira (18), o entrevistado foi o candidato Neucimar Fraga (PV) e na terça-feira (19) foi Raphael Furtado (PSTU).  Na quarta-feira (20) foi a vez de João Coser (PT). Na quinta-feira (21) o entrevistado seria o candidato do PSOL, André Moreira , mas ele faltou.

Rose de Freitas (PMDB) é natural de Caratinga (MG). Iniciou a trajetória política em 1982, quando foi eleita deputada estadual. Quatro anos depois elegeu-se deputada federal constituinte. Foi a primeira mulher a presidir uma Comissão Mista no Congresso Nacional e primeira a ser eleita vice-líder do Congresso Nacional. Foi também a única a assumir o cargo de vice-presidente do Congresso Nacional. Depois de seis mandatos como deputada federal, Rose busca nas eleições de 2014 uma vaga no Senado Federal.

Confira a entrevista na íntegra, que teve duração de cinco minutos:

TV Vitória: São sete mandatos consecutivos e agora a senhora tenta uma vaga para o Senado.  Por que novamente se candidatar? Por que é difícil deixar a política? Não seria hora de mudar, deixar pessoas mais jovens ou com novas propostas tomarem o cenário, ou não? A senhora ainda acha que o eleitor, acreditando na proposta da senhora, terá uma representatividade diferente?

Rose de Freitas: Na verdade eu não sei se o Brasil pode abrir mão do seu acervo de experiência política. Senão, Pedro Simon não teria jamais a serventia política que teve pra este País inteiro. Eu quero dizer o seguinte: essa não foi uma ideia própria. Foi a ideia de um conjunto da sociedade, mais de 60 prefeitos, instituições, enfim. Se organizaram para lutar pelo Senado, eu sou uma parlamentar municipalista. Brigo para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos nas suas cidades. E esse é um trabalho que está sedimentado em Vitória e no interior do Estado. É um trabalho que existe na minha vida como um compromisso. Não pense você também que eu não tive um momento de dúvida pessoal. Mas nesse momento, quando o chamamento veio pela necessidade de fortalecer o Senado, e fazê-lo como instrumento para o desenvolvimento do estado do Espírito Santo, eu não pude titubear. É uma luta que não é apenas uma luta parlamentar. Tem de levar em conta toda a sua trajetória. Eu sou uma cidadã, eu sou uma mãe, eu sou uma militante política, mas, sobretudo, tenho preocupações com este Estado e com o meu País. Então, o que faço a favor dele, importa no futuro da geração que eu coloquei e as gerações que aí estão.

TV Vitória: A senhora é do PMDB, que no âmbito nacional é coligado com o PT e no âmbito local não fez essa coligação e neste ano nós temos uma eleição majoritária muito específica, e diferente com relação aos outros anos. Como a senhora vê nessa disputa do Senado, com nomes fortes, o que pode levar o eleitor escolher a senhora tendo outros candidatos também municipalista , que também já tiveram atuação forte no município?

RF: Nós não temos outros deputados municipalistas. Nós temos candidatos que até presidiram união de prefeitos a nível nacional e não trouxeram nenhum avanço pra essa luta. A questão municipalista é muito importante, mas não é só nela. Nós precisamos de um Senado forte e essa é uma bandeira, que está escrito com um slogan no meu cartaz, mas que significa mais do que isso. O Senado representa o Estado e a Câmara representa o povo. Entre 513 parlamentares, chegamos a ser apontada como aquela que mais lutava pelo municipalismo. O Senado Federal, ele pouco influencia as questões que estão na vida do cotidiano do cidadão. Ele representa o Estado, por representar o Estado, você acha que ele não pode representar também os interesses que estão localizados em todos os lugares. No hospital, na educação, enfim. Por isso eu acho que neste momento o Senado precisa ser fortalecido porque esse voto representa muito na Federação. É a Casa que rever todos os votos que nós damos na Câmara. Então, são três por estado, equilíbrio da federação, somos iguais perante à Nação, ele precisa de mais força na sua decisão no diálogo com o Governo Federal.

TV Vitória: Assim como todos os outros candidatos a senhora tem como uma das principais bandeiras tirar o Espírito Santo do isolamento, mas o seu partido ocupa a vice-presidência da República, que aliás tenta à reeleição. Sendo assim, como a senhora pretende mudar o tratamento dado pelo Governo Federal ao nosso Estado lá no Senado?

RF: Algumas coisas precisam ser esclarecidas mesmo. Quando eu falo tirar do isolamento, eu dou mais amplitude ao tema que estamos abordando aqui nesta entrevista. Por exemplo, no Porto de Vitória entravam navios de pequeno calado, e nós tínhamos muito pouco tráfego. Nosso rendimento pela estrutura, pela localidade geográfica, pela importância que tem, deveria ter uma movimentação de carga muito superior a isso. Mas nós passamos por um problema de ter um porto sem derrocagem, com dificuldade de acessibilidade dos navios mais importantes, que carregavam mais cargas. No final das contas nós conseguimos trazer para cá meio bilhão de reais. O aeroporto que está aí há 12 anos, não só o aeroporto, como a BR 342, a BR 101, BR 262, nós conseguimos tirar isso do papel. O aeroporto acabou de ser licitado em 2 de julho, será aberta a sua licitação e em oito de outubro nós vamos conhecer o resultado. Se Deus quiser nós teremos o nosso aeroporto tão sonhado para o desenvolvimento do Estado.

Baixe o aplicativo Eleições 2014 Rede Vitória

Já está disponível para download o aplicativo gratuito Eleições 2014 Rede Vitória. Usuários de Iphone e de smartphones com sistema Android já podem baixá-lo através da App Store ou da Google Play

Após baixar o app, você receberá notificações sobre as próximas datas dos debates e sabatinas realizados pela Rede Vitória e transmitidos em tempo real no seu celular. Assim como nas redes sociais, o app incorpora a ferramenta "gostei" e "não gostei" permitindo que o eleitor curta ou não os comentários e propostas dos candidatos durante a transmissão. 

Além do aplicativo, o Folha Vitória lançou hotsite especial sobre as Eleições 2014. Os dois novos produtos jornalísticos foram desenvolvidos para o capixaba acompanhar e interagir com o conteúdo produzido em todas as plataformas da Rede Vitória – rádio, TV e jornal online – sobre as Eleições 2014. A página traz as principais notícias e pesquisas sobre o cenário eleitoral capixaba e nacional, além de todo o conteúdo especial, em áudio e vídeo, das entrevistas, sabatinas e debates realizados pelo Jornal On Line Folha Vitória, TV Vitória/Record e Rádio Vitória.

Antes de decidir o seu voto, você pode conferir ainda através do hotsite o perfil de todos os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado. Afinal, quanto mais o eleitor conhece sobre os postulantes, menores são as chances de se decepcionar após o voto. 

Assim como em todos os demais pleitos, no dia da eleição, o eleitor capixaba também poderá acompanhar, em tempo real pelo hotsite, a apuração voto-a-voto das urnas eletrônicas. 

Calendário das sabatinas e debate na Rádio Vitória e TV Vitória

As sabatinas da Rádio Vitória/Folha Vitória com os candidatos ao Governo do Espírito Santo e ao Senado começam no dia 26 de agosto e você acompanha tudo através do hotsite e do aplicativo gratuito. Já o grande debate da TV Vitória com os candidatos ao Palácio Anchieta será no dia 26 de setembro, às 22h30. Confira as datas: 

Sabatina candidatos ao Governo do Estado
 
26/08 - Paulo Hartung - PMDB
02/09 - Camila Valadão - PSOL
09/09 - Mauro Ribeiro - PCB
16/09 - Renato Casagrande - PSB
23/09 - Roberto Carlos – PT
 
Sabatina candidatos ao Senado Federal
 
28/08 – Raphael Furtado - PSTU
04/09 – João Coser - PT
11/09 – Rose de Freitas - PMDB
18/09 – André Moreira - PSOL
25/09 – Neucimar Fraga - PV

 

Pontos moeda