CARNAVAL 2020

Entretenimento e Cultura

Andaraí, Chega Mais e Chegou o que Faltava são favoritas ao título do Grupo de Acesso

A Andaraí realizou o melhor desfile da sexta-feira (14), mas teve alguns problemas e deve perder décimos por ultrapassar o tempo regulamentar

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: Gustavo Fernando

Quem compareceu ao Sambão do Povo na última sexta-feira (14) se impressionou com a qualidade dos desfiles do Grupo de Acesso A. As sete agremiações que disputam o título, e uma vaga no Grupo Especial, realizam um grande espetáculo movido a ousadia das baterias, criatividade das comissões de frente e muito samba no pé dos componentes.

Com base no que foi apresentado na avenida, e nos nove quesitos que definem a campeã, três escolas são favoritas: Andaraí, Chega Mais e Chegou o que Faltava. Já a Pega no Samba, uma das potências do Acesso, fez uma boa apresentação, mas dificilmente deve retornar ao Grupo Especial. 

Todas as agremiações foram avaliadas em nove quesitos: Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira. A campeã do Grupo de Acesso A desfilará no Grupo Especial no Carnaval 2021. J´a a última colocada será rebaixada para o Grupo de Acesso B, do qual sobe uma agremiação. Confira o resumo dos desfiles:

Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado

PEGA NO SAMBA

Levando para a avenida um grito contra a desigualdade e discriminação com o enredo "Viva E Deixe-Me Viver , Intolerância Jamais - O Pega Pede Paz”, a Pega no Samba abriu os desfiles desta sexta-feira. O grande destaque do desfile foi a bateria, comandada pelo Mestre Jorginho, que fez várias paradinhas ao longo da avenida. As alegorias, de boa idealização e tamanho, apresentaram problemas no acabamento. Apesar de a agremiação ter mostrado que  tem "chão" para disputar o título, teve falhas no quesito evolução, com alguns "buracos" e, além disso, terminou a apresentação após o tempo regulamentar. 

Carnavalesco: Oziene Furtado
1º casal mestre sala e porta bandeira: Tatu e Amanda
Coreógrafo Comissão de Frente: Marcelo Braga
Mestre de Bateria: Jorginho Esmeralda
Intérprete (s): Fernando Brito
Rainha da Bateria: Fernanda Passon
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado

CHEGA MAIS

Como diz o próprio samba-enredo, 'o Sambão do Povo clareou' com a segunda escola a entrar na avenida. Homenageando a artista Luz del Fuego, a Chega Mais fez um desfile surpreendente e levantou o público. A escola já começou chamando atenção com a comissão de frente, composta somente de mulheres. Mas, em duas cabines julgadoras, acabou tendo problemas com o tripé. Entre os principais destaques está o samba, muito bem conduzido pelo carro de som,  e a bateria, que executou diversas bossas ao longo do desfile. Rita Cadillac, de 65 anos, que veio à frente do último carro, interagiu com o público e animou os foliões. Apesar de o enredo ter sido bem desenvolvido, algumas alas apresentaram problemas de uniformidade. Destaque também para o conjunto alegórico, apesar de o último carro estar com o acabamento comprometido. 

Carnavalesco: Wilson Villa Flor
1º casal mestre sala e porta bandeira: Dionatan Lucas e Delma Vieira
Coreógrafo Comissão de Frente: Mattheus Schirffimaan
Mestre de Bateria: Mestre Jackson
Intérprete (s): Léo Reis ( Leozinho) e Luis Felipe
Rainha da Bateria: Patrícia Cruz
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado

ANDARAÍ

Com muitas cores, brilho e luxo, a Andaraí realizou o melhor desfile do Grupo de Acesso ao desenvolver o enredo "Na Pancada da Marvada - Pinga Água que Passarinho Não Bebe". Apesar disso, fechou o desfile com mais de 60 minutos, o que deve ocasionar à perda de alguns décimos. A comissão de frente, com fantasias coloridas e muita criatividade, fez uma apresentação nota 10. Ao longo da avenida, a escola apresentou alas coreografadas e o melhor conjunto de fantasias da noite. Vale destacar a apresentação do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Alana e Weskley, que levantou o público em frente a segunda cabine julgadora. Outro ponto positivo foi o samba, que agitou as arquibancadas e os camarotes com a ajuda da bateria.

Carnavalesco: Alex Santiago
1º casal mestre sala e porta bandeira: Alana e Weskley
Coreógrafo Comissão de Frente: George Falcão
Mestre de Bateria: Kaio Amorim
Intérprete (s): Lauro
Rainha da Bateria: Carol Barcelos
Madrinha de Bateria: Mariana Almeida
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado

ROSAS DE OURO

A Rosas de Ouro entrou no Sambão do Povo para contar a história da Festa de São Benedito com o enredo "Nkinzi a Longo a Ndombe Muna Ntima a Ntinu wa Kongo – Festa de Santo Preto na Coroação do Rei de Congo". A agremiação da Serra, que terminou na 5ª colocação no último carnaval, desfilou com fantasias a carros alegóricos simples, mas dentro do enredo. Apesar do samba não ter funcionado, e ter sido pouco cantado na avenida, os componentes desfilaram com muita empolgação. Entre os destaques estão o primeiro casal, Cristiano Foguinho e Tuane Serra, que realizaram uma apresentação vibrante, e a comissão de frente, bem coreografada, mas que também teve problemas com a fantasia. Outro ponto negativo foi a bateria, que passou sem destaque pelo Sambão do Povo.

Carnavalesco: Willians Silva
1º casal mestre sala e porta bandeira: Cristiano Foguinho e Tuane Serra
Coreógrafo Comissão de Frente: Gerdam Nicácio
Mestre de Bateria: Mestre Lauriano
Intérprete (s): Bruno Revelação e Letícia Jesus
Rainha da Bateria: Sindy Lopes
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado

CHEGOU O QUE FALTAVA

A escola, vice-campeã em 2019, foi a antepenúltima a entrar no Sambão e mostrou um desfile digno da briga pelo título. Através do enredo “Que Comecem as Apostas: Sorte Ou Azar, Só O Tempo Dirá”, se apresentou com três carros alegóricos de ótima leitura e acabamento, inclusive um deles contento um imenso painel de led. O primeiro casal, formado por Marcos Paulo e Thais Oliveira, fez uma boa apresentação e se credenciou para obter as três notas 10 dos jurados. Destaque também para a bateria dos mestres Fernando Marins e Douglas Alves (Jacaré), que "tirou onda na avenida". Um dos pontos negativos foi o quesito evolução, já que a escola apresentou alguns buracos ao longo do desfile.  Em resumo, o desfile teve algumas falhas, como no conjunto irregular de fantasias, ou no samba, apenas funcional, mas ainda assim,  foi uma das três melhores da noite. 

Carnavalesco: Lucas Santana
Intérprete Oficial: Marcinho Diola
Mestres de Bateria: Mestre Fernando Marins e Douglas Alves (Jacaré)
Rainha de Bateria: Jamila Alvarenga
Madrinha de Bateria: Lidiane Castelan
1° Porta-Bandeira: Thais Oliveira
1° Mestre-Sala : Marcos Paulo
Coreógrafo da Comissão de Frente: Lalau Martins
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado

BARREIROS

A agremiação foi a penúltima a desfilar no Sambão do Povo e contou o enredo "A Magia do Tempo". A comissão de frente fez uma boa apresentação e "transformou" um dos integrantes em criança ao longo do desfile, mas sem o impacto desejado junto ao público. O primeiro casal, formado por Marlon Lamar e Waleska Gomes, fez um desfile nota 10, assim como boa parte dos componentes, que cantaram o samba ao longo da avenida. O hino da agremiação, conduzido por Junior Oliveira, funcionou bem e cresceu na passarela. E, ao lado da bateria, agitou a passarela do samba. Mas nem tudo deu certo no desfile da Barreiros. A escola colecionou algumas irregularidades, como nos quesitos evolução e alegorias e adereços, onde era perceptível os problemas de acabamento nos carros. Com isso, o sonho do título ficou muito distante, e a escola apenas deve ter garantido a permanência no Acesso em 2021.

Carnavalesco: Douglas Palluzo
Coreógrafo Comissão de Frente: Samuel Martins Barbosa
1º casal mestre sala e porta bandeira: Marlon Lamar e Waleska Gomes
Mestre de Bateria: Rodrigo Có
Intérprete (s): Junior Oliveira
Rainha da Bateria: Fernanda Marangoni
Madrinha de Bateria: Barabara Marangoni
Rei de Bateria: Danillo Marombado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado
Vitor Machado

MOCIDADE DA PRAIA

Já era manhã quando a Mocidade da Praia entrou na avenida para falar sobre inclusão e conscientização através do enredo “Um mundo azul tão distorcido no espelho seu vou caminhando junto aos meus”, que também aborda o autismo. A agremiação fez uma apresentação inferior as principais concorrentes, e teve muitos problemas, sendo a mais cotada ao rebaixamento para o Grupo B.  E as dificuldades começaram logo na comissão de frente, que acabou não executando bem a ideia de usar peças de quebra-cabeça. O ponto alto do desfile foi o samba de enredo, muito cantado na passarela do Carnaval de Vitória. A bateria também fez uma boa apresentação, assim como o primeiro casal, um dos melhores da noite. Quanto a parte plástica, a escola "ficou devendo", e fez um desfile de fantasias simples e alegorias com problemas de acabamento. 

Carnavalesco: Carlito Carlos
Coreógrafo Comissão de Frente: José Elídio Pereira Neto
Mestre de Bateria: Vinícius Seabra
Intérprete (s): Vicente de Paula dos Santos (Tim Santos) e Luiz Carlos dos Santos Junior (Lolo)
Rainha da Bateria: Adriana Bispo
Madrinha de Bateria: Jhull Lemos
Pontos moeda