Entretenimento e Cultura

Linhares cancela Carnaval 2022 por causa do aumento de casos de covid-19

Festividades e shows musicais no período do Carnaval, entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março, estão suspensos nas três praias do município: Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Secom/PML
O tradicional desfile de trios elétricos durante o Carnaval em Pontal do Ipiranga não vai acontecer este ano

A cidade de Linhares cancelou a programação de Carnaval em 2022. A decisão, tomada por causa do aumento de casos de covid-19 e do avanço da variante Ômicron, foi comunicada pela prefeitura em suas redes sociais, na noite desta quinta-feira (10). 

Segundo o comunicado, "os números da pandemia em Linhares mostram, nas últimas três semanas epidemiológicas, uma discreta redução, mas não mostram, ainda, se a tendência será de queda ou crescente, por isso é necessário que todos se mantenham alerta". 

Assim, ficam suspensas as festividades e shows musicais no período do Carnaval, entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março, nas três praias do município: Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação.

“Lamentamos o cancelamento, por mais um ano, dessa festa tão tradicional e tão prestigiada pelos linharenses e pelos turistas que escolhem o nosso litoral, mas nosso compromisso precisa ser com a vida. Precisamos desestimular situações que possam gerar aumento na contaminação”, explicou o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fabrício Lopes.

A prefeitura havia condicionado a realização da festa na cidade caso o alcance vacinal na população adulta chegasse a 70% conforme informado para o Folha Vitória ainda nesta semana. 

Leia também: 

>> Sem folia em 2022: 15 cidades do ES já cancelaram o Carnaval

>> Saiba quais prefeituras vão manter o ponto facultativo no Carnaval

>> Serra suspende carnaval depois de número de casos de covid-19 aumentar 400%

>> Carnaval de Vitória: desfile das escolas de samba é adiado para abril, anuncia prefeito

>> Sem folia: Aracruz e Muqui cancelam carnaval. Veja situação em outras cidades do ES

Sem folia: 16 cidades capixabas cancelaram o Carnaval

Com isso, Linhares entra para a lista de cidades capixabas que cancelaram o Carnaval. Num levantamento feito pelo Folha Vitória, com essa decisão, sobe para 16 os municípios que suspenderam a folia em 2022.

O levantamento foi feito junto aos maiores municípios do Estado e aqueles em que o Carnaval é um evento turístico de referência no verão, atraindo milhares de foliões.

O Governo do Estado publicou uma portaria no início deste mês e recomendou aos municípios que suspendam o carnaval de rua, grandes shows e grandes eventos no Estado devido ao recente aumento do número de casos de covid-19 e de gripe.

O secretário estadual de Saúde Nésio Fernandes disse que os municípios que não seguirem a recomendação deverão apresentar embasamento técnico, levando em conta dados epidemiológicos para sustentar a decisão. 

Na Grande Vitória, Vila Velha ainda não definiu sobre cancelamento

Na região da Grande Vitória, Vila Velha é a única que ainda não definiu sobre o cancelamento ou manutenção da programação de Carnaval. Vitória, Serra, Cariacica, Guarapari, Viana já decidiram pela suspensão. Em alguns municípios como Cariacica, foi determinada, inclusive, proibição de eventos particulares.

Vila Velha foi procurada para se manifestar a respeito. Respondeu que a secretaria de Turismo, Esporte e Cultura está, por meio de um grupo de trabalho, estudando os projetos de atividades no Carnaval. "Lembrando, que a execução deste planejamento depende do que preconiza os decretos estaduais relacionados ao mapa de risco do covid-19", reforçou.

Marataízes mantém a festa

Única cidade a divulgar que não suspendeu o Carnaval até o momento, Marataízes, no litoral Sul capixaba, recebe até esta sexta-feira (11), inscrição de blocos de rua e escolas de samba.

Nas redes sociais da prefeitura, é informado que os desfiles irão acontecer na Praça Central, na Avenida Atlântica até o cruzamento com a Avenida Miramar, e também na Praça Antônio Jacques Soares, na chamada Praça da Barra.

Cidades do ES que suspenderam o Carnaval 2022:

Vitória
Cariacica
Serra
Viana
Guarapari
Aracruz
Colatina
Conceição da Barra
Cachoeiro de Itapemirim
Piúma
Presidente Kennedy
Santa Teresa
Domingos Martins
Anchieta
Muqui

Linhares

Cidades do ES que ainda não se decidiram:

Vila Velha
São Mateus

Cidade do ES que vai manter o Carnaval

Marataízes


Pontos moeda