VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Covid-19: Serra começa a vacinar idosos com 85 anos ou mais a partir desta terça-feira

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a expectativa é vacinar 3 mil idosos desse grupo

Foto: TV Vitória

Idosos com 85 anos ou mais começarão a ser vacinados contra a covid-19 a partir desta terça-feira (16), na Serra. Com isso, o município será o primeiro do Espírito Santo a iniciar a imunização da população dessa faixa etária contra o novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Serra, a expectativa é vacinar 3 mil idosos desse grupo. Serão vacinados também os idosos acamados que estão dentro dessa faixa etária. “Assim como fizemos na primeira fase, as equipes irão nas residências para fazer a vacinação de acamados e de idosos com alguma dificuldade de locomoção com idade acima de 85 anos”, explicou a secretária de Saúde da Serra, Sheila Cruz.

A Prefeitura da Serra informou também que continua a vacinação dos grupos prioritários da primeira fase, designados pelo Ministério da Saúde. A secretária destacou a importância da vacinação dos idosos que estão no grupo prioritário dos 90 anos. “Idosos com 90 anos ou mais, que ainda não se vacinaram, devem fazer o agendamento online para garantir a sua dose. A procura desse grupo tem sido baixa e tem nos causado preocupação”.

Agendamento

A Secretaria de Saúde da Serra ressaltou ainda que não haverá filas nas unidades de saúde e que a imunização acontece com data e hora marcadas. O agendamento para idosos com 85 anos ou mais já está aberto no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/.

Para fazer o agendamento online é necessário informar o número do CPF ou o do Cartão SUS e a data de nascimento. Depois, basta escolher entre as Unidades que estão disponíveis para vacinação: Unidades Regionais de Boa Vista, Serra Sede, Serra Dourada, Novo Horizonte, Feu Rosa e Jacaraípe, além da Unidade de Saúde de Nova Almeida.

No dia da vacinação, o idoso deve levar documento de identificação ou cartão do SUS. Já os profissionais de saúde, devem apresentar o crachá mais a declaração do serviço de saúde onde atua, ou o contracheque, ou o contrato de trabalho, ou ainda, a carteira de trabalho/carteira do conselho de classe.

Outros municípios

Sobre a previsão do início da vacinação contra a covid-19 em idosos com 85 anos ou mais nos outros municípios da Grande Vitória, as prefeituras ainda não definiram uma data.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) informou que está imunizando idosos com mais de 90 anos e trabalhadores da saúde ativos com mais de 60, conforme a resolução estadual 14/21. A secretaria disse ainda que aguarda a chegada de novas doses para ampliar a vacinação aos demais grupos.

>> Municípios da Grande Vitória começam a aplicar segunda dose de vacina na quarta-feira

A Prefeitura de Vila Velha informou que a imunização em idosos nessa faixa etária terá início apenas quando o grupo prioritário acima de 90 alcançar 90% de realizado. De acordo com a prefeitura, o credenciamento para o público-alvo em andamento segue aberto, com doses de vacina suficientes garantidas.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cariacica informou que iniciará a aplicação da segunda dose da vacina contra o novo coronavírus a partir desta quarta-feira (17) em idosos que moram em instituições de longa permanência e trabalhadores da área da Saúde, mas não informou sobre a previsão de começar a vacinar idosos a partir de 85 anos que não estejam em instituições.

Já a Prefeitura de Viana informou que segue a vacinação dos idosos com 90 anos ou mais e que, até a última sexta-feira (12), cerca de 72% deste público já havia recebido a primeira dose da vacina em casa. A administração municipal, no entanto, não deu prazo de quando começaria a imunizar os idosos a partir de 85 anos.

A Prefeitura de Viana informou ainda que a estratégia de imunização de todos os idosos a partir de 60 anos será domiciliar, não sendo necessário o agendamento prévio, uma vez que as equipes da secretaria de saúde irão até as residências para aplicar a dose.

Já a Prefeitura de Guarapari informou que, na próxima semana, vai continuar a aplicação da vacina nos idosos com mais de 90 anos acamados, realizar vacinação dos profissionais da saúde que estão afastados do trabalho e iniciar a segunda dose nos primeiros profissionais que receberam a vacina. Entretanto, não informou sobre o prazo para começar a vacinar os idosos com 85 anos.

Pontos moeda