VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Geral

Covid-19: municípios da Grande Vitória vacinam idosos de 60 a 64 anos neste sábado

A imunização acontece nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os municípios da Grande Vitória já iniciaram a ampliação do público-alvo da vacinação contra a covid-19. Neste sábado (10), idosos de 60 a 64 anos estão sendo imunizados nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana. 

Em Vitória, foram disponibilizadas 5.100 vagas. Atualmente, segundo a Prefeitura de Vitória, há 19.946 idosos de 60 a 64 anos na capital capixaba. A vacinação acontecerá em oito unidades de saúde e três postos volantes. 

O início do agendamento para a faixa etária 60-64 começou na sexta-feira (9), mas acabou rápido. Em nota, a Prefeitura de Vitória informou que foram contabilizados 17 mil acessos simultâneos ao sistema de agendamento de vacinação contra a covid-19. Todas as vagas foram esgotadas 3 minutos depois.

Neste momento estão sendo imunizados em Vitória, com a primeira dose, idosos com 65 anos ou mais. Também está sendo aplicada a segunda dose em idosos com 75 anos ou mais e trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose da vacina Coronavac entre os dias 19 de janeiro e 16 de março.

Em Vila Velha, primeiro município da Grande Vitória a abrir agendamento para pessoas a partir dos 60 anos, a imunização começou na sexta-feira (9) e continua neste sábado (10), nas Unidades Municipais de Ensino (Leonel Brizola, Graciano Neves, Paulo Mares Guia e Tuffy Nader), Shopping Vila Velha, Boulevard Shopping, Universidade Vila Velha, Tartarugão e no Caic de Terra Vermelha.

Na última quinta-feira (8), o município canela-verde abriu 12 mil vagas para esse novo público-alvo no sistema de agendamento online da prefeitura. Segundo a prefeitura, a população acamada ou com dificuldade de locomoção está sendo vacinada em casa pelas equipes de saúde. Para isso, é necessário fazer o cadastro, também disponível no site da PMVV.

Em Cariacica, a prefeitura informou que, além de iniciar a vacinação para o público de 60 anos ou mais neste sábado (10), o município vai continuar a imunização para os trabalhadores da saúde em atividade e em pessoas de 75 anos ou mais e 65 anos ou mais. Segundo a prefeitura, serão abertas vagas também neste sábado, para todos esses públicos. O agendamento pode ser feito pelo endereço vacina.cariacica.es.gov.br.

A vacinação neste sábado acontece de 08h às 16h em nove locais: UBS São Francisco, UBS Jardim Botânico, UBS Flexal, UBS Bela Aurora, UBS Valparaíso, UBS Campo Verde, UBS Santa Bárbara, UBS Itapemirim, Colégio Lusíadas e Faculdade Multivix. 

Ao longo da semana, a partir de terça-feira (13), a vacinação acontece em 17 unidades. No domingo (11) não haverá imunização. Além disso, a vacinação para os profissionais das forças de segurança e salvamento começa a partir de segunda-feira (12). Segundo a prefeitura, serão mais de 7 mil doses distribuídas nos locais de trabalho, além da vacinação em indígenas, idosos em instituição de longa permanência e quilombolas.

Em Viana, os idosos com idade entre 60 e 64 anos receberão a primeira dose do imunizante em casa. A aplicação da vacina será feita durante mutirão que que acontece nos bairros Soteco, Vale do Sol, Campo Verde, Morada de Bethânia, Ipanema e Universal. Outro mutirão ocorrerá na segunda-feira (12), para este mesmo grupo prioritário. O objetivo é que as 14 equipes administrem 1.400 doses da vacina nestes dois dias. 

Na Serra, a imunização também acontece neste sábado (10), nas Unidades Regionais de Boa Vista, Novo Horizonte, Serra Dourada, Serra Sede, Feu Rosa e Jacaraípe. Também haverá vacinação nas Unidades de Saúde de Planalto Serrano A, Nova Almeida, Bairro de Fátima, Nova Carapina I, José de Anchieta e Nova Carapina II.

A Secretaria de Saúde informou que mais de 3 mil vagas para agendamento online foram abertas na sexta (9), para iniciar a vacinação dos idosos com idade entre 60 a 64 anos, ampliando assim a faixa etária do público-alvo da campanha contra a covid-19. Todos os agendamentos devem ser feitos no site da Prefeitura da Serra, no link http://gti.serra.es.gov.br/saude/.

No Parque da Cidade, a vacinação ocorrerá nos dois drive-thrus e no posto montado para pedestres. Neste sábado, haverá vacinação também no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe, em três drive-thrus.




Pontos moeda