VACINAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO

Geral

ES recebe mais de 168 mil vacinas; maior remessa enviada até agora vai acelerar imunização de idosos

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) pretende vacinar, com a primeira dose, todos os idosos capixabas até o final da primeira quinzena de abril

Foto: Divulgação/Latam

O Espírito Santo recebeu, por volta das 10h desta quinta-feira (1), um novo lote com 168.950 doses de vacinas contra a covid-19. Com a chegada dos imunizantes, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) pretende vacinar, com a primeira dose, todos os idosos capixabas até o final da primeira quinzena de abril

Nesta remessa, a maior já encaminhada pelo Ministério da Saúde ao Espírito Santo, foram entregues 13.750 mil doses da vacina Covishield (Oxford/Fiocruz) e 155.200 mil doses da Coronavac (Sinovac/Butantan). 

A previsão é de que a distribuição aos municípios da Região Metropolitana ocorra a partir desta quinta-feira (01), bem como o envio às regionais de saúde Norte, Sul e Central.

Leia também: Covid-19: Vila Velha abre 4,8 mil vagas para vacinar idosos com mais de 65 anos

O Estado fará o envio aos municípios do quantitativo para completar 100% da primeira dose da população de 65 a 69 anos e comunidades quilombolas. Será encaminhado também 13% para a segunda dose dos trabalhadores da saúde; 20% para a segunda dose de idosos de 80 a 84 anos e 15% para que idosos de 75 a 79 anos possam receber a segunda dose.

Com a atualização da campanha de vacinação para a covid-19, realizada pelo Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (31), o Estado fará a distribuição para imunizar as forças de segurança e salvamento para a ação in loco, na próxima semana. 

Serão destinadas 858 doses para o seguinte público: trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes; trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar; trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19; trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.

Além disso, há previsão do início da imunização antecipada a partir do dia 15 de abril dos profissionais da educação, com as doses da reserva técnica encaminhadas pelo Ministério da Saúde.

TODOS OS IDOSOS VACINADOS EM ABRIL

Atualmente no Espírito Santo estão sendo vacinadas pessoas com mais de 65 anos. Ao todo, são 147 mil idosos com idades entre 65 e 69. A secretaria afirma que já distribuiu doses suficientes para imunizar 35% desse grupo.

A vacinação dos demais idosos só será realizada quando 100% do grupo com 65 a 69 anos receber a primeira dose. A expectativa era de que a vacinação dos idosos entre 60 e 64 anos começasse ainda neste mês de março, mas os planos mudaram.

"Não foi possível atender os idosos acima de 60 anos ainda no mês de março em função do quantitativo de vacina que o Ministério de Saúde distribuiu aos estados", explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

Para a coordenadora, o ritmo atual de vacinação é lento, mas a expectativa da secretaria é que todos os idosos recebam a primeira dose até o final da primeira quinzena de abril.

"Nós esperamos realizar a vacinação dos idosos acima de 60 anos até o final da primeira quinzena de abril, com a primeira dose da vacina. De acordo com o laboratório, o intervalo vai ser de quatro semanas se for a vacina Coronavac ou de 12 semanas se for a vacina Covishield, da AstraZeneca", afirmou.

Divulgação/Latam
Divulgação/Latam
Divulgação/Latam
Divulgação/Latam


Pontos moeda