MULTIVERSO CORPORATIVO - QUERO SER

Geral

Campeão formamos em casa, com carinho, segurança e cobrança

Lembro que Ensino Superior era vantagem competitiva, depois virou commodity

Foto: Divulgação

(*)Por Flávio Cavalcante
Recebo muitas perguntas sobre o que é necessário para ser um profissional de sucesso e sempre digo: “Dar ouvidos às pessoas maravilhosas que nos criaram”. Parece romântico, mas cada vez percebo que os profissionais chegam ao mercado com mais conhecimento técnico e menos conhecimento pessoal.

A profissional chega ao mercado com um super conhecimento em Direito, mas não consegue ter os valores pessoais que a norteiem rumo ao ético, ao correto. O profissional domina a tecnologia, mas não tem a experiência para aguentar a pressão que um cliente pode impor. 

O médico sabe de clínica mas não sabe usar a empatia para entender o cliente. A arquiteta tem uma carreira linda a sua frente, mas não sabe se é esse o sentido da sua vida.

Confira o áudio do professor Flávio Cavalcante:

A melhor habilidade do ser humano é ouvir


Foto: Flavio Cavalcante

Tudo isso é importante, mas damos mais atenção ao conhecimento acadêmico e pouco ao que aprendemos em casa. Lembro: Campeão formamos em casa, com carinho, segurança, respeito, alguma cobrança e tudo que vem de casa. Outra coisa, Ensino Superior era vantagem competitiva, depois virou commodity. Especialização está indo para o mesmo caminho. Logo Mestrado será também e Doutorado idem. 

Assim descobriremos que o grande diferencial de um profissional de sucesso são os anos iniciais da educação onde aprendemos a compartilhar, a resolver problemas, a ter confiança, onde forjamos um network verdadeiro, ou seja, onde aprendemos a sermos excelentes profissionais pois o melhor MBA que fiz na vida, foi em casa.

Confira a análise do professor Flávio Cavalcante sobre o tema:

*Flávio Cavalcante é professor, palestrante e autor de obras sobre carreira, mercado de trabalho e planejamento estratégico pessoal. 

Pontos moeda