helio dórea - 65 anos de colunismo diário

Geral

Lutas e conquistas: o papel do jornalista a partir da coluna social

Conheça mais sobre a história de Helio Dórea, um dos mais importantes contadores de histórias do Espírito Santo, a partir de dez reportagens do Caderno Especial

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: arquivo pessoal
Reunião para criação do Sindicato do Jornalistas do Espírito Santo. No centro, de blusa branca, está Helio Dórea, então presidente da Associação dos Jornalistas Profissionais do ES

Ao longo de 65 anos de colunismo social diário, completados neste ano, Helio Dórea não só escreveu sobre a high society brasileira e capixaba, como também levantou bandeiras e desempenhou, através de suas colunas, o papel social do jornalismo. Dessa forma, pode-se afirmar que, além de apresentar escritas centralizadas em pessoas, Dórea sempre manteve um olhar atento para a classe jornalística, para as necessidades da sociedade e também para o Espírito Santo como um todo.

Avenidas, ruas, praças, bairros e pontos turísticos, fazem parte das colunas de Dórea e também da sua história, e entre tantas iniciativas defendidas, algumas merecem um maior destaque. Entre elas está criação do curso de Comunicação Social na Universidade Federal do Espírito Santo. Se você não sabe, foi através da coluna do nosso comunicador que tudo começou.

Já com um bom tempo no jornalismo diário, isso por volta do início da década de 1970, o fato de não existir curso de jornalismo no estado incomodava Dórea, que naquela altura já era um apaixonado pelo ofício. Foi assim, com essa ‘pulga atrás da orelha”, que foi procurar o doutor Alaor Queiroz de Araújo, reitor da universidade. O objetivo era a criação do curso para que os futuros jornalistas do Espírito Santo deixassem de ser autodidatas, como grande parte era, ou tivessem que sair do estado para estudar.

Foto: arquivo pessoal
Helio Dórea e o reitor da Universidade do Espírito Santo, Alor Queiroz de Araujo

A princípio, o Dr. Alaor, que havia sido professor de Dórea na graduação, achou a ideia ótima, e disse que iria providenciar o andamento do assunto assim que fosse a Brasília. Tempos depois, no ano de 1975, o colunista foi convidado para o ato de assinatura da criação do curso. E não foi só isso. Ele também participou da solenidade e até discursou na ocasião. Naquela época, Dórea já sabia da importância da consolidação do jornalismo profissional, e de um espaço para pesquisa e conhecimento na área no Espírito Santo.;

Outra atuação importante de Dórea no meio jornalístico foi na criação do Sindicato do Jornalistas do Espírito Santo, entidade fundada oficialmente em 1979, mas idealizada pelo colunista deste 1955. Ao lidar diariamente com os profissionais da comunicação, ele percebia a dificuldade dos jornalistas do interior quando vinham para Vitória. A pensão era cara, os salários não tão bons e as complicações enormes. Foi assim que criou a Casa do Jornalista, lá na famosa rua Graciano Neves, no Centro de Vitória.

Foto: arquivo pessoal
  Helio Dórea discursando durante o ato de assinatura da criação do curso de jornalismo no ES

O local recebia jornalistas de todo o estado totalmente de graça. A única preocupação dos hóspedes era com relação a alimentação. Ali, no mesmo espaço, também foi criado a sede da Associação e uma biblioteca, para servir de apoio aos profissionais.

E foi assim, tendo o ser humano como matéria prima de praticamente toda a sua narrativa, percebendo a importância da atuação profissional e da profissionalização do setor, que o colunista foi ganhando cada vez mais espaço, admiração e respeito na terra que o abraçou e também em muitas partes do Brasil e do mundo. 

Helio Dórea- 65 anos de Colunismo Social

Conheça mais sobre a história de Helio Dórea, um dos mais importantes contadores de histórias do Espírito Santo, a partir de dez reportagens do Caderno Especial. Em 2020, Helio completa 65 anos de colunismo diário. 

Do sonho de cursar medicina nasce uma trajetória de sucesso - Confira a primeira reportagem da série
Nada é por acaso: o convite para escrever no jornal "O Diário" - Confira a segunda reportagem da série
Um novo jeito de fazer colunismo social: 41 anos de muitas histórias- Confira a terceira reportagem da série

Pontos moeda